Adaptação como mídia para o conhecimento : uma análise de ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em disciplinas de graduação

DSpace Repository

A- A A+

Adaptação como mídia para o conhecimento : uma análise de ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em disciplinas de graduação

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Spanhol, Fernando José pt_BR
dc.contributor.author Simon, Rangel Machado pt_BR
dc.date.accessioned 2017-10-03T04:22:02Z
dc.date.available 2017-10-03T04:22:02Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.other 348483 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179923
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017 pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho questiona como ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) adaptativos conseguem aperfeiçoar a capacidade de codificação, disseminação e aplicação do conhecimento pelo usuário, nas diferentes mídias, bem como o que difere um ambiente adaptativo dos demais. Para isso, foi dividido em: a) pesquisa exploratória, b) levantamento bibliográfico da literatura, c) observação sistemática, d) pesquisa-ação quantitativa e qualitativa, e) análise e discussão dos resultados e f) conclusão e trabalhos futuros. Na pesquisa-ação (quarta e principal etapa deste trabalho), foi dividida em quatro ciclos, iniciando com a construção do conhecimento pelos participantes; aplicação dos critérios na amostra por aqueles e pelo pesquisador; aplicação e fixação do conhecimento adquirido pelos primeiros e feedback dos participantes por meio de questionário de questões objetivas e dissertativas. Como principais resultados, constatou-se que os ambientes virtuais de aprendizagem adaptativos conseguem codificar dados com mais eficácia em relação aos tradicionais (não-adaptativos), já que possuem tecnologia voltada para isso. Essa codificação amplia a possibilidade de melhoria na disseminação e aplicação de conhecimentos de maneira eficiente, já que a análise de dados faz com que se conheça o estudante e se crie um espaço mais propenso para a aprendizagem, melhorando o processo de construção de conhecimento. pt_BR
dc.description.abstract Abstract: The present work argues how adaptive virtual learning environments (VLE) can improve the user's ability to encode, disseminate and apply knowledge in different media, as well as what differs from one environment to another. For this, it was divided into: a) exploratory research, b) literature review, c) systematic observation, d) quantitative and qualitative research, e) analysis and discussion of results, and f) conclusion and future works. In the item d (fourth and main stage of this work), it was divided into four cycles, beginning with the construction of knowledge by the participants; application of the criteria in the sample by those and the researcher; application and fixation of the knowledge acquired by the first ones and feedback from the participants through a questionnaire of objective and discursive questions. As main results, it was found that adaptive virtual learning environments can encode data more effectively than traditional ones (non-adaptive), since they have the technology to do so. This codification extends the possibility of improvement in the dissemination and application of knowledge in an efficient way, since the analysis of data makes the student known and creates a space more prone to learning, improving the process of knowledge construction. en
dc.format.extent 130 p.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Ensino à distância pt_BR
dc.subject.classification Tecnologias da informação e comunicação pt_BR
dc.title Adaptação como mídia para o conhecimento : uma análise de ambientes virtuais de aprendizagem utilizados em disciplinas de graduação pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Souza, Marcio Vieira de pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
348483.pdf 3.574Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar