Processo de seleção de ideias em empresas inovadoras

DSpace Repository

A- A A+

Processo de seleção de ideias em empresas inovadoras

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Souza, João Artur de pt_BR
dc.contributor.author Valdati, Aline de Brittos pt_BR
dc.date.accessioned 2017-10-03T04:19:58Z
dc.date.available 2017-10-03T04:19:58Z
dc.date.issued 2017 pt_BR
dc.identifier.other 348481 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179905
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2017 pt_BR
dc.description.abstract A capacidade de inovar é essencial para as empresas no contextual atual, pois é um fator que permite manterem-se competitivas no mercado. A inovação pode ser entendida como um processo, possível de ser gerenciado, que exige a combinação de novos conhecimentos e a transformação de ideias em negócios. Esse processo tem como primeira parte, o Front End, o qual é responsável, dentre outras tarefas, em selecionar ideias que poderão tornar-se possíveis produtos. Essa tarefa é considerada crítica, pois, o resultado desta, influenciará o sucesso final da inovação. A escolha de quais ideias seguirão adiante, é uma tomada de decisão importante que está envolta em incertezas e as empresas devem estar atentas a isso, trabalhando de forma que não torne esse processo subjetivo ou racional. Desse modo o objetivo desta pesquisa é analisar como ocorre o processo de seleção de ideias em organizações inovadoras. Para isso foi conduzida uma pesquisa qualitativa, com pesquisa de campo em três empresas de Santa Catarina, de portes médio e grande. Os dados foram coletados em entrevistas semiestruturadas junto aos membros das empresas envolvidos diretamente no processo de inovação. Como resultado, ao se comparar as etapas do processo de seleção de ideias encontrados na literatura com os da pesquisa de campo, bem como os critérios, conclui-se que o processo de seleção de ideias ocorre de forma definida em duas e não estruturada em outra, porém, as três baseiam a sua seleção em critérios pré-definidos. Esses critérios são correspondentes em alguns aspectos ao que a literatura apresenta e estão divididos entre aspectos técnicos e tecnológicos, econômicos e estratégicos. Entretanto, além de ter esses critérios definidos, as empresas ainda carecem de métodos mais estruturados tanto para tomar a decisão final quanto para tratar o grande volume de ideias. A pesquisa pode contribuir para o campo teórico e prático, primeiro a partir do estudo e compreensão de como acorre o processo de seleção e assim acrescer de novos conhecimentos e o segundo, para as organizações aprimorarem o processo e desenvolverem novas soluções, ainda que o estudo apresente como limitação principal o fato dos resultados não poderem ser generalizados. pt_BR
dc.description.abstract Abstract: The ability to innovate is essential for companies in the current context, as it is a factor that allows them to remain competitive in the market. Innovation can be understood as a process that can be managed, which requires the combination of new knowledge and the transformation of ideas into business. This process has as its first part, the Front End, which is responsible, among other tasks, to select ideas that may become possible products. This task is considered critical, because it will influence the ultimate success of the innovation. The choice of which ideas will move forward is an important decision-making that is shrouded by uncertainties, and companies should be aware of this by working in a way that this process do not become subjective or rational. In this way the objective of this research is to analyze how the process of selection of ideas in innovative organizations occurs. For this, a qualitative research was conducted, with three medium and large size companies as field research, all from Santa Catarina.The data were collected in semi-structured interviews with the members of the companies directly involved in the innovation process. As a result, when comparing the stages of the process of selection of ideas found in the literature with those of the field research, as well as the criteria, it is concluded that the process of idea selection occurs in a defined way in two companies and unstructured in the another. However, all three base their selection on predefined criteria. These criteria correspond in some respects to what the literature presents and are divided between technical and technological, economic and strategic aspects. However, in addition to having these criteria defined, companies still lack more structured methods both to make the final decision and to handle the large volume of ideas. The research can contribute to the theoretical and practical field, in the first one in the study and understanding of how the selection process takes place and thus to add new knowledge and in the second one, for the organizations to improve the process and to develop new solutions. Although the main limitation of the study is that the results can not be generalized. en
dc.format.extent 208 p.| il., tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Inovação pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.title Processo de seleção de ideias em empresas inovadoras pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Dandolini, Gertrudes Aparecida pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
348481.pdf 2.554Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar