A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990)

DSpace Repository

A- A A+

A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990)

Show simple item record

dc.contributor.advisor Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author Lima, José Ivanildo de
dc.date.accessioned 2017-09-20T23:22:28Z
dc.date.available 2017-09-20T23:22:28Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation LIMA, José Ivanildo de. A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990). 173f. Tese (Doutorado), Universidade Federal de Mato Grosso, Rede Amazonica de Educação em Ciências e Matemática. Programa de Pòs-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Cuiabá, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179717
dc.description 173f.; il. color; 30cm LIMA, José Ivanildo de. A Matemática na formação de professores dos primeiros anos escolares - Roraima (1940 a 1990). Tese de Doutorado. Programa Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática - REAMEC, Manaus, 2017. pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa que embasou este trabalho, intitulada “A Matemática na formação de professores dos primeiros anos escolares - Roraima (1940 a 1990)” teve por objetivo analisar a Matemática presente na formação de professores para os primeiros anos escolares em Roraima, nas décadas de 1940 a 1990. Está assentada na linha de pesquisa “Formação de Professores para a Educação em Ciências e Matemática” do Programa de Doutorado da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Intenta responder a questão: como esteve presente a Matemática na formação do professor dos primeiros anos escolares em Roraima nas décadas de 1940 a 1990? O recorte temporal da pesquisa se inicia na década de 1940, período em que se institucionalizou o sistema de ensino no antigo Território Federal do Rio Branco (1943), passando pela criação do Curso Normal Regional Monteiro Lobato (1949) até chegar a Escola de Formação de Professores de Boa Vista (1977), que se projetou, no âmbito regional, como principal instituição responsável por formar professores dos anos iniciais em Roraima, tendo seu auge na primeira metade da década 1990 e seu declínio nos finais da segunda metade. A base teórico-metodológica se ancora em ferramentas conceituais da história cultural, tais como: representação, apropriação e práticas, amparadas em Roger Chartier (1990). Outros conceitos da história das disciplinas escolares, tais como: a ideia de finalidades de objetivos e finalidades reais, cultura escolar compõem o ferramental, tomadas a partir de André Chervel (1990) e de Dominique Julia (2001). As categorias advindas da História da Educação, como os modelos dos conteúdos culturais-cognitivos e o pedagógicodidático de Dermeval Saviani (2008), além dos conceitos de saberes a ensinar e para ensinar descritos por Borer (2009) e Hofstetter e Schneuwly (2009) também são referenciados. O campo mais específico da História da Educação Matemática tem sua base nas pesquisas de Valente (1999, 2007a, 2010, 2011b). As fontes utilizadas na análise são: literatura memorialística, atas, grades curriculares, diários de classe, a legislação, decretos, cadernos de planos de aulas, relatórios e parte da entrevista de ex-aluno e professor que atuou nessas Escolas. A Matemática na formação do professor dos primeiros anos escolares descreve uma trajetória que passa, num momento, pela priorização da presença de saberes matemáticos do Ensino Secundário de 1.º e do 2.º Ciclos, em detrimento daqueles mais voltados para o nível de atuação do professor. Em outro, o movimento de organização curricular decreta em maior ou menor medida que os saberes para ensinar oscilam entre um saber de cultura geral e um saber profissional do nível de atuação do futuro docente. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Historia da Educação Matemática pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Saberes matemáticos pt_BR
dc.subject Roraima pt_BR
dc.title A Matemática na formação de professores para os primeiros anos escolares (Roraima, 1940-1990) pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
josé_ivanildo_de_Lima_TESE.pdf 28.86Mb PDF View/Open tese Jose Ivanildo

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar