A lei do peso e o peso da lei: a atividade da aferição e a implementação do Sistema Métrico Decimal em Desterro (1850 – 1880)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A lei do peso e o peso da lei: a atividade da aferição e a implementação do Sistema Métrico Decimal em Desterro (1850 – 1880)

Mostrar registro completo

Título: A lei do peso e o peso da lei: a atividade da aferição e a implementação do Sistema Métrico Decimal em Desterro (1850 – 1880)
Autor: Frihling, Lênio Kauê Farias
Resumo: Em 1862 o governo imperial do Brasil adota oficialmente o Sistema Métrico Decimal e em 1873 seu uso passa a ser obrigatório, substituindo assim o antigo sistema de pesos e medidas que vigorava desde o início do domínio colonial português. O objetivo deste trabalho é levantar os possíveis motivos e as articulações da elite imperial que levaram o governo a adotar tal sistema, mas antes disso busco compreender a dinâmica social que envolvia o antigo sistema, observando a legislação que o regulava. Dessa forma inicio a pesquisa observando o uso e a regulação do antigo sistema de pesos e medidas no município de Desterro, em seguida aumento minha escala para pensar na origem e a adoção do Sistema Métrico Decimal pelo governo imperial. Finalizo o trabalho focando na recepção do SMD pela administração camarária de Desterro, bem como na sua utilização pelo corpo comercial. Observo também a mediação entre as legislações que regulavam ambos os sistemas e seus desdobramentos práticos nas atividades cotidianas dos agentes da Câmara de Desterro e dos comerciantes. Daí o Título, “a lei do peso e o peso da lei”, que se refere à mediação prática de um específico conjunto de normas e leis, o subtítulo aponta a temática, “aferição dos pesos e medidas” e a adoção de um novo sistema de medidas, definindo também o recorte geográfico e temporal.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. História.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/179403
Data: 2015-12-03


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC_Lenio_Final.pdf 2.063Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar