Abstract:
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A economia brasileira tem ocupado uma posição de mais evidência no cenário econômico mundial, trazendo oportunidades para as empresas de se inserirem no mercado global. Dentro deste contexto, a internacionalização de empresas e de suas marcas surge como estratégia competitiva para o sucesso da sua inserção no mercado internacional. O presente estudo visa analisar a internacionalização como vantagem competitiva para empresas do setor de moda. A análise é feita por meio da contextualização das teorias tradicionais de internacionalização, notadamente o Modelo de Uppsala e o Paradigma Eclético, os conceitos-chave do processo de internacionalização das marcas e as características inerentes ao setor de moda. A importância do valor da marca e das estratégias de comunicação global para a internacionalização da marca tem ligação direta com o seu sucesso. As referidas teorias, o brand equity e a utilização das redes sociais para comunicar globalmente com seu mercado consumidor, serão utilizados para estudar o processo de internacionalização da empresa Labellamafia. A consolidação no mercado global da marca Labellamafia mostra que a internacionalização da marca antes da internacionalização de seu produto foi capaz de trazer vantagens competitivas reais para as empresas do setor de moda e facilitou a inserção do produto no mercado estrangeiro. |