Abstract:
|
O cenário internacional vem mudando frente a globalização, todos os setores da sociedade acabam sendo afetados por este fenômeno. No âmbito das universidades esta mudança faz com que estas se voltem para o mundo num processo de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) no qual a cooperação internacional aparece como instrumento primordial. Paralelamente, estudos apontam o crescimento da colaboração entre pesquisadores de diferentes países na produção científica incentivado pelo avanço de tecnologias de comunicação. No caso do Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da UFSC, a cooperação internacional tem atuado desde a construção da estrutura da extinta Escola de Engenharia Industrial (EEI) ao atual Centro Tecnológico (CTC), e há uma extensa lista de parceiros internacionais ao longo de sua trajetória. O objetivo geral foi entender como a cooperação internacional aparece no EMC, e principalmente no Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (POSMEC). Para alcançar o nosso objetivo, revisamos as teorias de cooperação internacional, internacionalização do ensino superior e colaboração científica, dentro do contexto de mudanças no cenário internacional nas últimas décadas. Também procuramos entender a atuação da cooperação internacional no ensino superior brasileiro, na UFSC e EMC. Buscamos compreender a estrutura institucional da gestão da cooperação internacional voltada ao ensino superior, tanto a nível nacional, como na UFSC. Através da trajetória do EMC, levantada pelas bibliografias que narram sua história, identificamos a participação da cooperação internacional, e utilizamos a Plataforma Sucupira e a Plataforma Lattes para fazer um mapeamento preliminar das parcerias internacionais do POSMEC. |