Abstract:
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O estudo parte dos mecanismos de internacionalização de empresas com base nas teorias clássicas dos processos de internacionalização. Busca compreender o processo de internacionalização de empresas de base tecnológica no contexto da América Latina e faz isso por buscar correlacionar o movimento de internacionalização das EBTs com os processos de internacionalização de empresas descritos pelas teorias clássicas. Para tal, além da observância das teorias clássicas e dos novos fenômenos de internacionalização de empresas, definimos o papel das cadeias globais de valor na facilitação de tais processos de inserção internacional tendo como metodologia uma pesquisa exploratória com o levantamento de literaturas e um estudo de caso sobre a empresa Mercado Livre, multinacional latino-americana de comércio eletrônico. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista com o COO da empresa responsável pelas atividades no país que corresponde ao maior mercado da empresa – o Brasil. As principais descobertas apontam que o processo de internacionalização de empresas de base tecnológica no contexto da América Latina se dá através de cadeias globais de valor, que oferecem oportunidades para contornar obstáculos enfrentados pelos países periféricos como os altos custos da inserção internacional de toda a cadeia de produção da empresa. Além disso, o fator tecnológico traz a necessidade e apresenta as vantagens da internacionalização como estratégia de redução de custos de produção e de ganho de mercado já no início da vida da empresa a fim de ganhar vantagens competitivas. |