Abstract:
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Este artigo é resultado de uma pesquisa que buscou analisar o desenvolvimento da formação empreendedora nos estudantes do curso de administração da UFSC. Para alcançar este objetivo, foram coletadas as expectativas de formação e profundidade de conhecimento acerca das competências empreendedoras junto aos alunos ingressantes e estes dados foram comparados com a percepção dos estudantes prestes a concluir sua formação. Os dados foram obtidos através de pesquisa primária com o uso de questionário estruturado, aplicados diretamente a alunos de primeira fase e última fase (predominantemente). Entre as principais conclusões destacam-se que os estudantes ingressantes apresentaram menor familiaridade com o termo “empreendedorismo” apesar da crescente popularidade do mesmo e maior interesse em abrir o próprio negócio, contrastando com o maior entendimento conceitual dos estudantes formandos e seu menor interesse para empreender. Também pode-se destacar a necessidade de inserção de mais atividades e disciplinas com abordagens mais práticas e nas classes ao longo do curso, pois as competências empreendedoras ultrapassam a dimensão de conhecimentos carecendo ainda do desenvolvimento de habilidades e atitudes, além disso, por vezes o curso não é direcionado ou enfocado a pequenos negócios. |