Tempo e modalidade na aquisição de espanhol língua materna

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Tempo e modalidade na aquisição de espanhol língua materna

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Title: Tempo e modalidade na aquisição de espanhol língua materna
Author: Ferreira, Carolina Parrini
Abstract: O presente estudo consiste na análise e descrição da emergência das formas verbais de Futuro Simples - FS (compraré) e Perifrástico - FP (voy a comprar) e dos traços codificados através das referidas formas na gramática infantil. Para tanto, analisamos a produção espontânea de duas crianças espanholas em sete períodos do desenvolvimento linguístico, compreendido entre 1;10 e 3;0 anos de idade. Os pressupostos teóricos que norteiam o estudo são de base gerativista, mais especificamente, o Programa Minimalista e a Hipótese Continuísta sobre a aquisição das categorias funcionais. Os objetivos da pesquisa são identificar e descrever: 1) como as noções temporais se manifestam ao longo do processo de aquisição de língua materna; 2) como os traços de tempo futuro são realizados ao longo do desenvolvimento linguístico; 3) que traços são veiculados pelas formas verbais de FS e FP ao longo do desenvolvimento linguístico; 4) a comparação dos resultados da análise da produção infantil com dados da análise da produção adulta. Os resultados do estudo mostram que as noções temporais se manifestam, desde a primeira idade analisada (1;10), através de formas verbais flexionadas e advérbios temporais, os quais, inicialmente, marcam apenas uma projeção temporal próxima ao tempo da fala; com o avanço do desenvolvimento linguístico, as noções temporais vão se ampliando e a criança passa a produzir tempos verbais e advérbios temporais que fazem referência a eventos além do tempo da fala. As formas verbais de futuro são produzidas desde a primeira idade analisada e apresentam baixa frequência de uso na fala das crianças, sendo a de FP mais produtiva que a de FS; ambas as formas codificam traços de tempo e modalidade, com a seguinte tendência: FS- modalidade epistêmica e FP- tempo futuro e modalidade deôntica; a comparação dos resultados da análise da produção infantil com dados da produção adulta mostrou similaridades em relação ao emprego de FS e FP, revelando que as crianças, aos 2;0 anos de idade, percebem e realizam os valores dos traços veiculados nessas formas verbais.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação em Letras Neolatinas (Língua Espanhola), Rio de Janeiro, 2016.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178695
Date: 2016


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