Abstract:
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As redes sem fio alcançaram um patamar indispensável na comunicação humana. Diferentemente dos seus antecessores, as redes sem fio podem comportar diversos dispositivos em locais que anteriormente eram inviáveis de implementar em uma rede cabeada. Devido a sua praticidade as redes sem fio podem ser utilizados em diversas áreas como ambientes domésticos, corporativos e educacionais. O presente trabalho de conclusão de curso, teve como objetivo fazer um estudo da estrutura de redes sem fio em quatro escolas de educação básica da rede pública situadas na microrregião de Araranguá, Santa Catarina, a fim de identificar problemas e realizar a reestruturação da rede sem fio, prezando pela aplicabilidade e uso da experimentação para o ensino. A proposta deste trabalho está inserido no “Promovendo a inclusão digital em escolas de Educação Básica da rede pública a partir da integração de tecnologias inovadoras de baixo custo no ensino de Ciências Naturais e Exatas” que tem o foco na aprendizagem de ciências por alunos da rede pública e a capacitação dos docentes das escolas participantes no uso das tecnologias, para isso foram desenvolvido diversas práticas remotas. Entretanto, alguns problemas foram encontrados na estrutura atual dessas escolas impossibilidando o uso eficiente da tecnologia remota. Este trabalho teve o intuito de melhorar o acesso as redes sem fio, solucionando os problemas que impedem o desenvolvimento do projeto. Inicialmente foi feita uma análise prévia da situação em relação a infraestrutura em cada escola e então desenvolveu-se um estudo para a metodologia, para criar um embasamento teórico. Após a fase de metodologia, foi feita uma análise profunda da estrutura das escolas. Para isso, foram feitas diversas visitas aos locais, analisando toda a rede encontrada, focando principalmente em aspectos como sinal wireless, gerenciamento de senhas e localização dos access points (pontos de acesso). Seguido às visitas, foram desenvolvidas as plantas baixas de cada uma das quatro escolas, demonstrando as localizações dos dispositivos atuais. Com o conhecimento adquirido no levantamento em relação aos aspectos técnicos, foi proposto uma reestruturação de redes sem fio das escolas, atendendo a critérios de gerenciamento e segurança de rede e distribuição de sinal wireless. |