Abstract:
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Visto alguns problemas de definição de velocidade limite em rodovias na malha rodoviária federal de Rondônia, o objetivo do presente trabalho é identificar e aplicar uma metodologia de simples utilização pelos analistas da Superintendência Regional do DNIT do estado Rondônia. Foram revisadas algumas metodologias de órgãos brasileiros e de outros países e, a partir dessa revisão, buscou-se identificar fatores a serem considerados que realmente sejam relevantes e de fácil aplicação. O estudo revelou que para o objetivo pretendido, deve ser empregado o 85 percentil da velocidade dos veículos em regime de fluxo livre, complementado pela análise de outros aspectos físicos e operacionais da rodovia. Nessa análise, os elementos a serem considerados são: histórico de acidentes, acessos a polos geradores de viagens e outros elementos. A metodologia proposta foi testada na BR-364/RO. Para a realização do estudo de caso foram utilizados dados coletados in loco e dados obtidos junto ao DNIT e a PRF. A análise dos resultados do referido estudo mostrou que o procedimento proposto atende às necessidades da Superintendência do DNIT em Rondônia para a revisão da velocidade limite das rodovias sob sua circunscrição. |