Abstract:
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Este trabalho propõe medidas mitigatórias para a redução dos riscos de acidentes e as consequências advindas dos choques em árvores em saídas de pista no trecho da Rodovia BR-153/TO. Os dados disponibilizados pelo Sistema Integrado de Operações Rodoviárias-SIOR indicam que a incidência de acidentes relacionados a saída de pista na BR-153/TO, está 20% acima da média nacional e que segundo Ferraz et. al.(2008), os mesmos correspondem a 30% do total de acidentes e aproximadamente 25% dos acidentes com vitimas fatais, ressaltando a necessidade de estudos para a proposição de intervenções mitigatórias. O trabalho apresenta os conceitos básicos de engenharia de segurança viária e os programas de gestão da malha e de segurança viária do DNIT. Após a caracterização da BR 153/TO é feita uma análise comparativa dos acidentes ocorridos nessa rodovia e nas demais rodovias federais sob a circunscrição do DNIT. E um estudo empírico em locais aleatórios da BR 153/TO visando mensurar o quantitativo de árvores posicionadas em locais que ofereciam algum tipo de risco ao tráfego e identificar os custos visando a instalação de dispositivos de proteção ou remoção das mesmas. Foi, também aplicado um questionário aos servidores do DNIT encarregados da fiscalização do trecho em estudo, visando identificar o seu grau de conhecimento e comprometimento sobre o assunto. Foi constatado insegurança e a falta de padronização por parte dos servidores do DNIT na efetivação das ações mitigatórias para minimizar o risco detectado. Foi proposto ao DNIT algumas ações de baixo custo visando a eliminação do risco ou a amenização de suas consequências, e que possam subsidiar com clareza as tomadas de decisões por parte dos técnicos do DNIT, eliminando as incertezas e incentivando a adoção de medidas para a minimização do risco. |