Políticas de ações afirmativas e trajetórias escolares dos estudantes de Medicina da UFSC

DSpace Repository

A- A A+

Políticas de ações afirmativas e trajetórias escolares dos estudantes de Medicina da UFSC

Show full item record

Title: Políticas de ações afirmativas e trajetórias escolares dos estudantes de Medicina da UFSC
Author: SANTIN, ADÔNIS
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso trata da trajetória de estudantes que ingressaram no curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, por meio do Programa/ Política de Ações Afirmativas (PAA). A pesquisa se deu vinculada ao Projeto de Extensão Observatório das Ações Afirmativas da UFSC, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos de Populações Indígenas – NEPI, o qual tem por objetivo registrar experiências de vida e trajetórias escolares de alunos ingressos nos vários segmentos do PPA da UFSC. O curso de Medicina é um dos cursos mais concorridos para ingresso no vestibular da UFSC e, por isso, as Políticas de Ações Afirmativas ganham ainda mais relevância, pois fornecem oportunidades para o ingresso de alunos negros, pretos, pardos, indígenas, oriundos de escolas públicas e estudantes de baixa renda nesse curso. Na pesquisa, utilizaram-se procedimentos metodológicos como questionário objetivo e entrevistas narrativas. A primeira etapa teve um caráter exploratório, visando definir o local de pesquisa, por meio da utilização de questionários objetivos em diferentes Centros de Ensino da UFSC. Nesse processo, foram realizados 63 questionários com alunos que transitavam dentro de 9 centros de ensino do campus UFSC Trindade. A segunda etapa se concentrou no Curso de Medicina, com a realização das entrevistas, sendo realizadas 5 entrevistas narrativas com alunos optantes de Ações Afirmativas do curso de Medicina e também 2 entrevistas com duas alunas do mesmo curso que ingressaram pela classificação geral. Dessas últimas, uma foi excluída das análises por fugir do tema da pesquisa. As análises das entrevistas narrativas, das trajetórias escolares e experiências universitárias vividas por um grupo de alunos ingressantes pela PPA no curso de Medicina da UFSC, foram realizadas com apoio do referencial teórico adquirido durante toda a trajetória de graduando do Curso de Ciências Sociais da UFSC, sendo que o diálogo teórico se deu em especial com autores que tratam de temas de processos de escolarização e racismo. As análises permitiram conhecer melhor o perfil desses estudantes, suas expectativas, demandas e necessidades específicas frente ao Ensino Superior. As análises evidenciam, em particular, os desafios, embates e as dificuldades enfrentadas no processo de ingresso na universidade e em suas experiências universitárias, por serem estudantes ingressos por meio da PPA dentro da UFSC. Nas considerações finais desta pesquisa tratamos sobre à importância do grau de instrução dos pais e mães dos alunos e alunas e, eventualmente, de outros familiares. Um segundo ponto que se destacou nas entrevistas foi a importância e o investimento em cursinhos pré-vestibulares. Sem exceção, todos os entrevistados, estudaram pelo menos 6 meses em cursinhos pré-vestibulares particulares. Contudo, a maioria destes conseguiram bolsas integrais. Também merece destaque a diferença da condição econômica dos entrevistados, em relação ao ano de ingresso.This Graduation Completion Work deals with the trajectory of students who entered the Medicine course of the Federal University of Santa Catarina - UFSC, through the Affirmative Action Policy (PAA). The research was linked to the Observatory Extension Project of Affirmative Actions of UFSC, developed by the Núcleo de Estudos e Pesquisas Indígenas - NEPI, which aims to record life experiences and school trajectories of students entering the various segments of the Affirmative Action Program of UFSC. The Medicine course is one of the most popular courses for admission to the UFSC entrance examination, and therefore, these Affirmative Action Policies are even more relevant, as these Policies provide opportunities for the entry of black, black, brown, indigenous students, from public schools and low-income students in this course. The research used methodological procedures such as objective questionnaire and narrative interviews. The first stage had an exploratory character, aiming to define the research site, through the use of objective questionnaires in different Teaching Centers of UFSC. In this process, 63 questionnaires were carried out with students who were traveling within 9 centers of the UFSC Trindade campus. The second stage was focused on the Medical Course - conducting the interviews - 5 narrative interviews were carried out with students opting for Affirmative Actions of the Medicine course and also 2 interviews with two students of the same course who entered the general classification. Of the latter, one was excluded from the analysis for evading the research theme. The analyzes of the narrative interviews, of the school trajectories and university experiences lived by a group of students joining the Affirmative Action Policies in the UFSC Medicine course were carried out with the support of the theoretical reference acquired during the whole course of graduating from the Social Sciences Course of the UFSC, and the theoretical dialogue was especially with authors dealing with issues of schooling and racism. The analyzes allowed to know better the profile of these students, their expectations, demands and specific needs in relation to Higher Education. The analyzes show in particular the challenges, challenges and difficulties faced in the process of entering university and in their university experiences, as they are students through the Affirmative Action Policies within the UFSC.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178521
Date: 2017-08-16


Files in this item

Files Size Format View
ADONIS SANTIN - TCC versao Final.pdf 553.5Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar