dc.contributor.author |
Pereira, Francisca |
|
dc.date.accessioned |
2017-08-14T14:08:13Z |
|
dc.date.available |
2017-08-14T14:08:13Z |
|
dc.date.issued |
2017-03-17 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178271 |
|
dc.description.abstract |
Neste trabalho, apresentamos uma proposta de sequência didática para o ensino da Teoria de Caos para turmas de Ensino médio da Educação Básica. O resultado principal do nosso trabalho é um produto educacional destinado a professores de Ensino fundamental que pretendam inovar nas salas de aula apresentando um material multidisciplinar que não é abordado tradicionalmente nas escolas. O nosso produto é constituído por seis atividades e sua versatilidade e tanta que para certas turmas seria possível uma interação mínima do professor, devido ao material é em sua grande maioria são atividades experimentais. São seis atividades constituídas com ferramentas de fácil acesso e manuseio pelos professores e alunos, podendo serem trabalhadas de forma independente ou em conjunto, isso vai depender da maturidade da turma escolhida para trabalhar. A sequência didática se inicia com a identificação dos conceitos prévios dos alunos em relação à Teoria de Caos de um questionário, isso permite ao professor adequar o material à realidade da turma; seguidamente são propostas atividades que vão desde a apresentação de um filme, uma aula expositiva e diversos experimentos, todos eles tendo como fundamento teórico subjacente da Teoria do aprendizado Ausubel. |
pt_BR |
dc.description.sponsorship |
CAPES |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física, Teoria de caos, Determinismo |
pt_BR |
dc.title |
PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA VISANDO ABORDAR OS FUNDAMENTOS DA TEORIA CAOS NO ENSINO MÉDIO |
pt_BR |
dc.type |
Master Thesis |
pt_BR |