A ASTRONOMIA NAS AULAS DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS)

DSpace Repository

A- A A+

A ASTRONOMIA NAS AULAS DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS)

Show simple item record

dc.contributor.author Ramos Maçiel, Rafael
dc.date.accessioned 2017-08-14T12:56:13Z
dc.date.available 2017-08-14T12:56:13Z
dc.date.issued 2016-11-30
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178264
dc.description.abstract Atualmente vários trabalhos estão sendo elaborados visando contribuir com o ensino público brasileiro, e muitos deles são provenientes de licenciaturas e de programas de pós-graduação em ensino. A cada momento surgem novas ideias relacionando conteúdos que antes eram trabalhados isoladamente, promovendo a interdisciplinaridade e perpetuação de certos saberes. Muitas vezes estes saberes não são contemplados nos conteúdos trabalhados na Educação Básica, por questões estruturais das instituições de ensino ou da formação dos professores. Os professores do ensino básico que decidem pesquisar por novas estratégias para suas aulas, dificilmente encontram algo acessível ou confiável. Quando encontram, são artigos científicos, dissertações de mestrado ou teses de prolongada leitura e escassez de orientações metodológicas para o ensino. Portanto, tais textos mostram-se inadequados para sua necessidade de síntese na exposição em sala de aula. O professor deve ter uma boa leitura para preparar suas atividades, porém, como seu tempo geralmente é escasso, o tempo de leitura tem de ser reduzido. Este trabalho descreve a elaboração, aplicação e avaliação de Unidades de Ensino Potencialmente Significativas (UEPS), além de sua disponibilização na internet, utilizando como referencial teórico de ensino a Aprendizagem Significativa de David Ausubel. Estas unidades pretendem criar propostas que possam contribuir para orientar metodologicamente o professor do ensino básico, na concepção de Marco Antônio Moreira para as UEPS. Estas UEPS pretendem também evidenciar a relação entre a Astronomia e os conteúdos de Física que são ministrados no ensino básico. Ao serem publicadas na internet, o site torna-se um instrumento de divulgação, contendo roteiros de execução de aulas para professores de Física, com temas diversos da Astronomia (de Astronomia de Posição a Cosmologia), buscando incluí-la de maneira eficiente na educação básica. Também almejamos que esta página seja uma espécie de repositório de UEPS, onde serão hospedadas outras sequências didáticas produzidas por alunos de graduação, pós-graduação e professores. pt_BR
dc.description.sponsorship CAPES pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Ensino de Física, Ensino de Astronomia, UEPS, Aprendizagem Significativa. pt_BR
dc.title A ASTRONOMIA NAS AULAS DE FÍSICA: UMA PROPOSTA DE UTILIZAÇÃO DE UNIDADES DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVAS (UEPS) pt_BR
dc.type Master Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
MACIEL_R_R_DISSERTAÇÃO.pdf 3.404Mb PDF View/Open Dissertação
Produto_rafael_maciel.pdf 1.364Mb PDF View/Open Produto Educacional

This item appears in the following Collection(s)

  • Aluno [11]
    Dissertações e Produtos educacionais

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar