Estágio Curricular Supervisionado na licenciatura em matemática: um componente curricular em discussão

DSpace Repository

A- A A+

Estágio Curricular Supervisionado na licenciatura em matemática: um componente curricular em discussão

Show simple item record

dc.contributor.advisor Machado, Silvia
dc.contributor.author Zimmer, Iara
dc.date.accessioned 2017-08-10T23:56:46Z
dc.date.available 2017-08-10T23:56:46Z
dc.date.issued 2017
dc.identifier.citation ZIMMER, Iara. Estágio Curricular Supervisionado na licenciatura em matemática: um componente curricular em discussão. 2017. 220 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) - Pontifícia Universidade São Paulo, São Paulo, 2017. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178224
dc.description Tese depositada na Biblioteca Universitária da PUC/SP. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve por objetivo investigar o estágio curricular supervisionado em cursos de licenciatura em matemática, por se tratar de um campo de experiência que integra a formação docente com o campo social em que se realizam as práticas educativas – portanto um espaço fundamental nos cursos de formação de professores, por permitir-lhes experiências no contexto escolar, potencializando a heterogeneidade de aprendizagens da prática docente e possibilitando ao licenciando desenvolver conhecimentos, habilidades e reflexões com base nas observações e práticas de como é o ensino e como é ensinar matemática, essenciais à construção da identidade profissional. A pesquisa foi motivada por não ser esta a concepção dominante nos cursos de licenciatura e pela falta de estudos sobre como tal estágio ocorre realmente nesses cursos. Os aportes teóricos que embasaram as análises estão relacionados à legislação, à formação docente, à formação do futuro professor de matemática e ao estágio curricular supervisionado. Utilizando uma abordagem qualitativa de pesquisa, analisamos os projetos pedagógicos das licenciaturas em matemática de cinco universidades federais, uma de cada região brasileira, e entrevistamos sete professores orientadores e 20 estagiários. Para interpretar os dados, utilizamos elementos da análise de conteúdo de Bardin. A constatação geral que obtivemos foi a de um estágio curricular supervisionado que se aproxima da concepção de estágio como espaço em que a teoria e as práticas, em interconexão com os contextos escolares, propiciam a construção de aprendizagens sobre a educação escolar e a docência, com a contribuição da experiência de docentes. A maioria dos projetos pedagógicos analisados explicita que o estágio curricular supervisionado teve seu formato renovado em atendimento à legislação, o que também foi apontado pelos entrevistados. Tanto os professores orientadores quanto os estagiários consideraram, porém, haver desarticulação entre a licenciatura e o estágio curricular supervisionado, fazendo com que o sucesso deste continue atrelado às ações de professores ou grupos de docentes – tanto dos departamentos de matemática quanto das faculdades de educação – que estão conscientes de serem formadores de professores. Os professores orientadores apontam que as discussões e normatizações mais recentemente ocorridas não alteraram o modo de funcionamento do curso. Ao que tudo indica, enquanto essa tradição acadêmica bacharelesca permanecer vigente nos cursos de licenciatura em matemática, o estágio curricular supervisionado não será assumido pelo corpo docente como componente curricular tão valorizado quanto outros. Assim, o estágio tende a continuar desarticulado e seu desenvolvimento como espaço formativo dependerá de esforços individuais, resultando em mudanças tipicamente lentas na estrutura dos cursos de licenciatura em matemática. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Estágio curricular supervisionado pt_BR
dc.subject Licenciatura em matemática pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Formação docente pt_BR
dc.title Estágio Curricular Supervisionado na licenciatura em matemática: um componente curricular em discussão pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Iara Zimmer - Tese revisada pós defesa(1).pdf 1.320Mb PDF View/Open Iara - Tese

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar