Proposta de um programa computacional para seleção de tecnologia para sinalização de passagens em nível, baseado no critério de segurança

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Proposta de um programa computacional para seleção de tecnologia para sinalização de passagens em nível, baseado no critério de segurança

Mostrar registro completo

Título: Proposta de um programa computacional para seleção de tecnologia para sinalização de passagens em nível, baseado no critério de segurança
Autor: Heiden, Gustavo
Resumo: As passagens em nível, também chamadas de cruzamentos rodoferroviários, representam os pontos de cruzamento, no mesmo nível, da linha férrea com ruas ou estradas. Uma vez que não há separação física dos trens e outros veículos ou pessoas, este local é suscetível a acidentes. Por isso, a definição de medidas de segurança apresenta essencial importância. Para tanto são utilizadas duas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, a NBR 7613 para representação numérica da intensidade de utilização do cruzamento e a NBR 15942 que define os requisitos dos equipamentos de proteção para passagem em nível. Este trabalho de conclusão de curso propõe a criação de um programa computacional para a definição do dispositivo de proteção da passagem em nível, mediante o cálculo dos índices normatizados: momento de circulação, grau de importância e índice de criticidade. Além disso, a resposta final apresenta uma estimativa dos custos de aquisição, que foi obtida por meio de pesquisa bibliográfica de reportagens e licitações. A comprovação da eficiência do programa desenvolvido foi realizada ao comparar as respostas obtidas a partir de sua aplicação com os resultados de um estudo feito em algumas passagens em nível de JoinvilleLevel crossings, also known as grade crossings, are the intersections where the tracks cross a road or a path at the same level. As there isn’t any physic separation between trains and other road vehicles or people, accidents are more susceptible to happen. Hence, defining adequate protective arrangements is the key in order to ensure the safety needed. In Brazil, there are two documents standardised by Brazilian Association of Technical Standards (ABNT) used to achieve this, the NBR 7613 which defines three metrics that quantify movements over the crossing and the NBR 15942 which establishes the requirements for level crossings protection equipment. In this undergraduate dissertation, an application software is proposed to give guidance on the level crossing safety devices by means of the standard metrics evaluation, which are: moment of circulation, degree of importance and critical index. Furthermore, the software estimates the acquisition costs of the equipment chosen. These prices were obtained by researching public contracts and news. Moreover, the results of a study about Joinville’s grade crossing safety were compared to the ones given by the program with the intention to verify its efficiency.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia Ferroviária.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/178213
Data: 2017-08-10


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Programa comput ... de passagens em nível.pdf 2.183Mb PDF Visualizar/Abrir Versão final TCC

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar