Impacto dos Equipamentos Eletrônicos Controladores e Redutores de Velocidade na Acidentalidade da BR-381/MG

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Impacto dos Equipamentos Eletrônicos Controladores e Redutores de Velocidade na Acidentalidade da BR-381/MG

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Title: Impacto dos Equipamentos Eletrônicos Controladores e Redutores de Velocidade na Acidentalidade da BR-381/MG
Author: Coelho, Cássia Bretas Pinto
Abstract: As estatísticas de acidentes de trânsito e suas severidades apresentam-se cada vez mais elevadas, imputando à sociedade dispêndios demasiadamente majorados. Tais acidentes ocorrem por diversos elementos causais, isolados ou não, dos quais se destaca a prática do excesso de velocidade por parte dos condutores de veículos automotores. O controle eletrônico de velocidade, disponível em duas modalidades – pontual ou por trecho – é promovido pelas autoridades de trânsito com circunscrição sobre a via por meio de equipamentos eletrônicos controladores e redutores de velocidade. Nas vias brasileiras, a fiscalização eletrônica da velocidade dá-se, atualmente, de forma pontual, ou seja, apenas no local de instalação dos equipamentos eletrônicos. É cediço que grande parte dos condutores de veículos respeita a sinalização de regulamentação da velocidade somente nas proximidades dos equipamentos, retornando a desenvolver velocidades elevadas e/ou incompatíveis com o segmento viário tão logo os transpassem. Diversos pesquisadores brasileiros, inclusive, identificaram a real extensão das áreas de influência direta dos equipamentos eletrônicos controladores e redutores de velocidade. O presente trabalho tem como objetivo, portanto, contribuir com a avaliação do impacto dos equipamentos eletrônicos controladores e redutores de velocidade na acidentalidade em rodovias federais. Para tanto, foram utilizados dados de acidentes de trânsito e suas severidades, ocorridos no período compreendido entre 03 (três) anos anteriores e 03 (três) anos posteriores às atividades operacionais dos equipamentos eletrônicos instalados na BR-381/MG, distribuídos em 04 (quatro) áreas de análise, compreendidas nos segmentos adjacentes aos equipamentos, cujas extensões variam de 300 (trezentos) metros a 4.000 (quatro mil) metros. O estudo revelou que, em geral, o controle eletrônico de velocidade é uma ferramenta capaz de promover a redução dos acidentes e suas severidades. Contudo, a potencialização de seus benefícios pode ser melhor alcançada quando a seleção dos locais de implantação dos equipamentos eletrônicos ocorrer de maneira mais criteriosa, bem como suas eficiências e eficácias forem analisadas, sistematicamente e de forma mais abrangente.The statistics of traffic accidents and their severities are increasingly high, imputing to society too much increased expenditures. Such accidents occur due to several causal elements, isolated or not, of which the practice of speeding by motor vehicle drivers stands out. The electronic speed control, available in two modes - on time or by segment - is promoted by the transit authorities with circumscription on the track by means of electronic equipment controllers and speed reducers. On Brazilian roads, the enforcement is currently done in a timely manner, ie only at the place where electronic equipment is installed. It is a fact that most of the drivers of vehicles respect the speed regulation signs only in the surrounding area of the equipment, getting back to develop high speeds and / or incompatible with the road segment as soon as they pass through them. Several Brazilian researchers have also identified the real extension of the areas of direct influence of electronic controllers and speed reducers. The objective of this work is to contribute to the evaluation of the impact of electronic controllers and speed reducers on accidentality in federal highways. In order to do so, traffic accident data and their severities, occurring in the period between 03 (three) years and 03 (three) years after the operational activities of the electronic equipment installed in BR-381 / MG, distributed in 04 (Four) areas of analysis, comprised in the segments adjacent to the equipment, whose extensions range from 300 (three hundred) meters to 4,000 (four thousand) meters. The study showed that, in general, electronic speed control is a tool capable of promoting the reduction of accidents and their severity. However, the potentialization of its benefits can be better achieved when the selection of electronic equipment deployment sites occurs more judiciously, as well as its efficiencies and effectiveness are analyzed in more systematically and comprehensively way.
Description: TCC (especialização) - Universidade Federal de Santa Catarina. Curso de Especialização em Operações Rodoviárias.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177974
Date: 2017-06-28


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