Percepção dos professores de Educação Física frente à inclusão de crianças com deficiência em suas aulas

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Percepção dos professores de Educação Física frente à inclusão de crianças com deficiência em suas aulas

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Title: Percepção dos professores de Educação Física frente à inclusão de crianças com deficiência em suas aulas
Author: Adriano, Breno
Abstract: A inclusão de crianças com deficiência nas aulas de educação física tem sido um grande desafio no processo de inclusão escolar. Nesse contexto, acredita-se que as ações dos professores neste caminho são também reflexos de suas percepções acerca da inclusão. Com isso, o presente estudo objetivou identificar a percepção dos professores de Educação Física quanto à inclusão crianças com deficiência nas aulas. Para isso, realizou-se uma pesquisa transversal com 30 professores de Educação Física, provenientes de escolas municipais de Florianópolis, que responderam a escala utilizada por Gorgatti e Junior (2009), adaptados dos modelos já validados de Sideridis e Chandler (1997) e Kozub e Porretta (1998) com o complemento de questões adaptadas do questionário PEATID III - Physical Educators' Attitudes Toward Teaching Individuals with Disabilities - III (FOLSOM-MEEK, RIZZO, 2002). Além disso, responderam a um questionário criado pelo próprio pesquisador que continham informações pessoais dos participantes. Foi aplicado teste t não pareado para comparar a percepção frente à inclusão por categorias pessoais. Também foi realizada correlação de Pearson a fim de verificar possíveis relações entre variáveis pessoais, de formação e a percepção frente à inclusão. Pôde-se perceber que a percepção geral dos professores de educação física tende a uma percepção positiva sobre a inclusão, porém está percepção está muito próxima a uma percepção neutra que não caracteriza nem a uma percepção positiva nem a uma percepção negativa. A percepção mais negativa apresentada pelos professores de educação física foi quanto ao suporte oferecido pelas escolas para a inclusão de crianças com deficiência em suas aulas enquanto que as percepções mais positivas relacionaram-se aos benefícios sociais percebidos na interação de pessoas sem deficiência e com deficiência e na necessidade de formação para atender de forma mais adequada aos princípios da inclusão. Também foi observado que docentes do sexo feminino e docentes que já participaram ou participam de programas e cursos voltados para a inclusão de crianças com deficiência apresentaram uma percepção mais positiva para a inclusão do que docentes do sexo masculino e dos docentes que não participaram de cursos de formação específicos da área.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Desportos - Educação Física - Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177957
Date: 2016-12-06


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