Abstract:
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O presente estudo teve como propósito investigar as possibilidades de ensino com Material Instrucional, para a Educação Infantil que tenha como tema a prevenção em afogamentos. Como decorrência da investigação perspectiva- se elaborar um material instrucional (oficinas), que contenha orientações e medidas para a implementação da prevenção de afogamentos nas aulas de educação física na educação infantil (faixa etária – 4 a 5 anos). Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Foram utilizados documentos como referência, buscando explicar um problema através de teorias publicadas em livros ou obras do mesmo gênero. A pesquisa buscou se aprofundar e conhecer o estado atual das informações a respeito da prevenção de afogamentos, possibilitando o posicionamento da pesquisadora em relação ao tema. Os materiais utilizados foram fontes bibliográficas pesquisadas na internet, acervo da biblioteca do Centro de Ensino Bombeiro Militar de Santa Catarina e Biblioteca Universitária da UFSC. A partir desse material coletado e dos estudos subsequentes, a pesquisadora propôs analisar as possibilidades de uso e criação de um material instrucional (Oficinas) que possam ser adotadas por docentes na Educação Infantil, destacadamente para docentes da Educação Física. Os critérios de seleção para análise foram: Projetos relacionados à prevenção de afogamentos no âmbito escolar e direcionados à faixa etária de 4 e 5 anos. A análise interpretativa e crítica do conteúdo relacionaram a concepção de Educação Infantil e o processo ensino-aprendizagem na Educação Infantil para que esses questionamentos pudessem sustentar o objetivo proposto pela pesquisadora. |