Abstract:
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Acreditando na importância de possibilitar a dança às crianças como potencial facilitador da compreensão de mundo e de si mesma, e entendendo que essa oferta pode se dar de diversos espaços, dentre eles, as instituições de Educação Infantil, este estudo dedica-se a identificar a presença da dança nos Núcleos de Educação Infantil de Florianópolis/SC e possui como objetivos específicos: identificar como acontece o ensino da dança nos Núcleos de Educação Infantil de Florianópolis/SC; investigar a importância conferida pelos professores de Educação Física da Educação Infantil à dança como conteúdo da cultura de movimento; e, identificar a compreensão dos professores de Educação Física sobre a formação profissional necessária para ensinar dança na Educação Infantil. Para tanto, esta pesquisa assume predominância qualitativa e descritiva. O estudo teve como participantes da primeira etapa 50 professores que trabalham nos Núcleos Municipais de Educação Infantil de Florianópolis, os quais responderam um questionário e quatro professores que participaram da segunda etapa realizando a entrevista. A análise dos dados teve por base a hermenêutica. De modo geral, percebe-se pelo registro dos professores que a dança na Educação Infantil no contexto de Florianópolis vem sendo pensada de diversas maneiras, desde aspectos ligados ao desenvolvimento humano até à linguagem e à expressão corporal. |