Abstract:
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O presente estudo teve como objetivo verificar se a natação escolar figura como uma possibilidade de intervenção pedagógica para potencializar o desenvolvimento motor de crianças do primeiro ciclo de ensino. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa de campo com delineamento transversal, quantitativo. A população do presente estudo foi composta por alunos que tinham aulas de Educação Física com natação, do Centro Educacional de Barreiros, e por alunos com aluna de Educação Física sem natação, da Escola Adventistas da cidade de Florianópolis. A amostra do presente estudo foi constituída por 33 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 6 a 10 anos de idade. Foi utilizada para a avaliação a Escala do Desenvolvimento Motor do Rosa Neto (2002), com intuito de verificar o nível de desenvolvimento motor de crianças, obtendo um perfil do desenvolvimento destes grupos. Para a análise dos dados foram utilizados procedimentos de estatística descritiva e inferencial, com valor de significância em p≤0,05. Para a comparação dos resultados desenvolvimentistas foi utilizado o teste t de medidas independentes realizado no pacote estatístico SPSS v.22. De maneira geral, o desenvolvimento do presente estudo demonstrou os alunos da escola que tem a natação inserida em suas aulas de Educação Física apresentaram melhor desenvolvimento motor geral que seus pares sem natação na Educação Física. |