Abstract:
|
Esta pesquisa se trata de uma análise e reflexão de um projeto intitulado como “Copa de Futebol do Mundo Escolar” em uma escola pública de Florianópolis. O objetivo desta pesquisa é analisar e refletir sobre a Educação Física como componente curricular na Educação Básica e a relação entre as disciplinas. Trata-se de um estudo de campo, de abordagem qualitativa com delineamento exploratório. Na revisão de literatura trataremos de aspectos da cultura, educação e escola, histórico da Educação Física e esta como componente curricular. Em relação ao projeto veremos características da escola onde aconteceu, como este foi planejado, como foi executado, quais foram os projetos realizados e como os professores o avaliaram. Como resultados do projeto tiveram vinte e seis atividades realizadas em diversas turmas e disciplinas. Este projeto foi uma oportunidade para a interdisciplinaridade, o futebol e da Copa do Mundo foram os conhecimentos integradores e foram abordados por muitos professores em suas aulas, porém, ao analisar a relação entre os professores houve pouca articulação para a realização de um trabalho em conjunto. |