Abstract:
|
O presente estudo ocorreu a partir de um relato de experiência realizado no primeiro semestre de 2017 na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC, tendo como temática a imaginação. Através deste relato e de meu anseio por trabalhar com o tema, traçou-se como objetivo geral: compreender e analisar a representação sobre o Ensino Fundamental e a Educação Física por parte de crianças que frequentam o último ano da Educação Infantil de uma instituição da RMF. Durante as intervenções as crianças foram ouvidas: nas visitas, durante os desenhos e nas entrevistas. Quanto aos objetivos específicos foi possível identificar a compreensão das crianças quanto a Educação Infantil, sobre Ensino Fundamental, e a Educação Física no Ensino Fundamental. Metodologicamente foram aplicados, desenvolvidos e analisados: desenhos, visitas de campo, entrevista semi-estruturada e observações de intervenções, a fim de responder a questão norteadora da pesquisa: Como as crianças imaginam que sejam as aulas de Educação Física no Ensino Fundamental? De modo geral as crianças acreditam que na disciplina de Educação Física ocorrem somente aulas práticas e com conteúdos esportivizados? |