Natação Escolar E Desenvolvimento Motor De Crianças Do Primeiro Ciclo De Ensino

DSpace Repository

A- A A+

Natação Escolar E Desenvolvimento Motor De Crianças Do Primeiro Ciclo De Ensino

Show full item record

Title: Natação Escolar E Desenvolvimento Motor De Crianças Do Primeiro Ciclo De Ensino
Author: Romagnani, Ester da Silva
Abstract: O presente estudo teve como objetivo verificar se a natação escolar figura como uma possibilidade de intervenção pedagógica para potencializar o desenvolvimento motor de crianças do primeiro ciclo de ensino. A pesquisa caracterizou-se como uma pesquisa de campo com delineamento transversal, quantitativo. A população do presente estudo foi composta por alunos que tinham aulas de Educação Física com natação, do Centro Educacional de Barreiros, e por alunos com aluna de Educação Física sem natação, da Escola Adventistas da cidade de Florianópolis. A amostra do presente estudo foi constituída por 33 crianças de ambos os sexos, na faixa etária de 6 a 10 anos de idade. Foi utilizada para a avaliação a Escala do Desenvolvimento Motor do Rosa Neto (2002), com intuito de verificar o nível de desenvolvimento motor de crianças, obtendo um perfil do desenvolvimento destes grupos. Para a análise dos dados foram utilizados procedimentos de estatística descritiva e inferencial, com valor de significância em p≤0,05. Para a comparação dos resultados desenvolvimentistas foi utilizado o teste t de medidas independentes realizado no pacote estatístico SPSS v.22. De maneira geral, o desenvolvimento do presente estudo demonstrou os alunos da escola que tem a natação inserida em suas aulas de Educação Física apresentaram melhor desenvolvimento motor geral que seus pares sem natação na Educação Física.
Description: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina - Centro de Desportos - Educação Física - Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177924
Date: 2017-08-01


Files in this item

Files Size Format View
TCC_corrigido_entrega.docx 4.855Mb Microsoft Word 2007 View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar