Abstract:
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Esta pesquisa tem como objetivo perceber os vínculos históricos da dança do mestre-sala e da porta-bandeira de forma a entender seu papel dentro de uma escola de samba para, posteriormente, discutir e analisar o preparo físico e emocional realizado pelo casal para o desfile de Carnaval. Para dar conta da questão lançada foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro casais de mestre-sala e porta-bandeira: dois casais das escolas de samba do Rio de Janeiro (RJ) e dois casais das escolas de samba de Florianópolis (SC). Esta pesquisa é descritiva do tipo exploratória e os sujeitos participantes foram escolhidos intencionalmente a partir de uma amostra do tipo proposital. As informações coletadas por meio das entrevistas foram organizadas em quatro blocos de questionamentos, cada um com seu enfoque específico. A partir do estudo histórico da dança do mestre-sala e da porta-bandeira, bem como da análise das entrevistas, foi possível compreender a importância desse casal e, consequentemente, do seu bailado, nos desfiles de carnaval. Os dados encontrados ainda sugerem duas tendências que inspiram a elaboração do bailado: a tradição do carnaval e o contexto contemporâneo. Este estudo ressalta que metade dos entrevistados tem apoio de um profissional de educação física, nenhum relatou ter apoio psicológico com profissional e todos possuem apoio de coreógrafos. Todos os casais acordam que o critério excludente adotado no desfile de Florianópolis está fora do contexto e não apresenta uma ofensa ao pavilhão. |