Proposta de Modelo e Automação de Processos de Negócio para E-Commerce.

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Proposta de Modelo e Automação de Processos de Negócio para E-Commerce.

Mostrar registro completo

Título: Proposta de Modelo e Automação de Processos de Negócio para E-Commerce.
Autor: Melo, Mariana Cézar de
Resumo: Nos últimos anos, o comércio brasileiro está cada vez mais acirrado e competitivo. Para sobreviver a este cenário, novos tipos de negócio mais econômicos e eficientes ganharam bastante adeptos. Um exemplo é o comércio eletrônico, onde a venda de produtos é feita através de redes de Internet. Além de investir em novas áreas de mercado, é necessário também assegurar e otimizar o funcionamento do negócio, de forma a entregar mais qualidade com valor mais acessível ao cliente final. Para isso, muitas organizações aderem a metodologia de gerenciamento de processos de negócio, como forma de ampliar o entendimento do funcionamento da empresa, reduzir o tempo e os recursos gastos entre atividades e aumentar a produtividade. Com essa premissa, o presente trabalho propõe a elaboração de um modelo de processos de negócio que se adeque às necessidades específicas de um comércio eletrônico do setor de moda feminina, para auxílio do planejamento e da gerência das tarefas que o compõe. O desenvolvimento do modelo segue a abordagem BPM (Business Process Management) e a BPMN (Business Process Model and Notation). O resultado é um modelo dos processos de negócio do comércio, a sua automatização e a simulação do mesmo em uma loja virtual desenvolvida em conjunto ao trabalho.In the last few years, the Brazilian market is getting more and more fierce and competitive. In order to survive to this scenario, new business types more economical and efficient have gained a lot of adepts. One example is the e-commerce, where the products sale is done through Internet. In addition to investing in new market areas, it’s also necessary to ensure and optimize the business operation, in order to deliver more quality with more accessible value to the final customer. To do this, many organizations adhere to business process management methodology as a way to expand the understanding of how the company works, reduce time and resources spent between activities, and increase productivity. With this premise, the present work proposes the elaboration of a business process model that fits the specific needs of an electronic commerce in the women’s clothing sector, to assistant in the planning and management of the tasks that compose it. The development of the model is based on the BPM (Business Process Management) approach and the BPMN (Business Process Model and Notation). The result is a business processes model of the ecommerce, its automation and its simulation in a virtual store developed together with this work.
Descrição: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Sistemas de Informação.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177721
Data: 2017-06-26


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC_Mariana_Cezar_Melo.pdf 13.54Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar