Abstract:
|
Atualmente smartphones são os dispositivos móveis mais utilizados no mundo. Smartphones possuem recursos cada vez mais sofisticados, tanto no quesito de software e quando no de hardware e cada vez mais está tomando o lugar de outros dispositivos mais tradicionais, como os computadores pessoais. Portabilidade e facilidade de uso são dois fatores determinantes pela popularidade dos smartphones. Por conta da popularidade dos smartphones, a demanda por aplicativos para smartphone com um bom design e facilidade de uso também é crescente. Para assegurar a qualidade do design dos aplicativos de smartphone, é necessário utilizar um processo de engenharia de usabilidade, incluindo a avaliação da usabilidade por meio de testes de usabilidade. Porém, existem limitações nas infraestruturas atuais de testes de usabilidade, especialmente para dispositivos móveis, não conseguindo reproduzir situações típicas de uso de dispositivos móveis. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo propor uma infraestrutura de teste de usabilidade para aplicativos móveis que esteja adaptado para o tipo de interação e contexto de uso dos smartphones. Para isso, a infraestrutura CaptuDroid utiliza diversas técnicas de coletas de dados adaptadas ao tipo de interação e contexto de uso do smartphone, e o desenvolvimento de uma infraestrutura, a partir dessa proposta, espera-se contribuir na realização de testes de usabilidade em smartphones no contexto de uso mais próximo possível do real. |