Um olhar atento ao manual didático "Vamos aprender matemática: guia do professor - preliminar"

DSpace Repository

A- A A+

Um olhar atento ao manual didático "Vamos aprender matemática: guia do professor - preliminar"

Show simple item record

dc.contributor.author Souza, Mônica Menezes de
dc.contributor.author Batista, Carmyra Oliveira
dc.contributor.author Santos, Edilene Simões Costa dos
dc.contributor.author Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de
dc.date.accessioned 2017-07-21T18:05:16Z
dc.date.available 2017-07-21T18:05:16Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation SOUZA, M. M. de; BATISTA, C. O.; SANTOS, E. S. C. dos; CARVALHO, R. P. F. de. Um olhar atento ao manual didático "Vamos aprender matemática: guia do professor - preliminar". Revista História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 84- 95, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177686
dc.description Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/59 pt_BR
dc.description.abstract O objetivo desse artigo foi analisar a organização e as orientações dos conteúdos e da metodologia do livro Vamos aprender Matemática: guia do professor – preliminar que se trata de um manual didático e, ao que tudo indica, foi produzido para cumprir a função de orientar o trabalho pedagógico do professor no âmbito metodológico. As autoras Rizza de Araújo Porto, Regina Almeida e Norma Cunha Osório eram docentes e participaram do Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar – PABAEE cujos objetivos eram qualificar os professores das escolas normais e do ensino elementar, além de publicar e produzir livros e textos didáticos. O volume em estudo é uma adaptação do livro Seeing Through Arithmetic de Maurice L. Hartung, Henry Van Engen, E. Glenadine Gibb, James E. Stochl, Ray Walch e Lois Knowles e foi publicado pela Scott, Foresman and Company – EUA, nos anos 1950. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico, Choppin (2004), Valente (2008), Alves e Centeno (2009) e Genette (2009) entre outros. Concluiu-se que as autoras tiveram contato com discussões atualizadas sobre o ensino de Matemática da época, o ensino de número contido no livro apresenta ideias da Matemática Moderna – MM e a metodologia enfatisa o ensino ativo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista de História da Educação Matemática pt_BR
dc.subject Manual de ensino pt_BR
dc.subject matemática moderna pt_BR
dc.subject ensino primário pt_BR
dc.title Um olhar atento ao manual didático "Vamos aprender matemática: guia do professor - preliminar" pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Artigo 4.pdf 1.742Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar