dc.contributor.author |
Souza, Mônica Menezes de |
|
dc.contributor.author |
Batista, Carmyra Oliveira |
|
dc.contributor.author |
Santos, Edilene Simões Costa dos |
|
dc.contributor.author |
Carvalho, Rosália Policarpo Fagundes de |
|
dc.date.accessioned |
2017-07-21T18:05:16Z |
|
dc.date.available |
2017-07-21T18:05:16Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
SOUZA, M. M. de; BATISTA, C. O.; SANTOS, E. S. C. dos; CARVALHO, R. P. F. de. Um olhar atento ao manual didático "Vamos aprender matemática: guia do professor - preliminar". Revista História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 84- 95, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177686 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/59 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo desse artigo foi analisar a organização e as orientações dos conteúdos e da metodologia do livro Vamos aprender Matemática: guia do professor – preliminar que se trata de um manual didático e, ao que tudo indica, foi produzido para cumprir a função de orientar o trabalho pedagógico do professor no âmbito metodológico. As autoras Rizza de Araújo Porto, Regina Almeida e Norma Cunha Osório eram docentes e participaram do Programa de Assistência Brasileiro-Americana ao Ensino Elementar – PABAEE cujos objetivos eram qualificar os professores das escolas normais e do ensino elementar, além de publicar e produzir livros e textos didáticos. O volume em estudo é uma adaptação do livro Seeing Through Arithmetic de Maurice L. Hartung, Henry Van Engen, E. Glenadine Gibb, James E. Stochl, Ray Walch e Lois Knowles e foi publicado pela Scott, Foresman and Company – EUA, nos anos 1950. Utilizou-se como referencial teórico-metodológico, Choppin (2004), Valente (2008), Alves e Centeno (2009) e Genette (2009) entre outros. Concluiu-se que as autoras tiveram contato com discussões atualizadas sobre o ensino de Matemática da época, o ensino de número contido no livro apresenta ideias da Matemática Moderna – MM e a metodologia enfatisa o ensino ativo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista de História da Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Manual de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
matemática moderna |
pt_BR |
dc.subject |
ensino primário |
pt_BR |
dc.title |
Um olhar atento ao manual didático "Vamos aprender matemática: guia do professor - preliminar" |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |