Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura

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Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura

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dc.contributor.author Borges, Marcos Francisco
dc.date.accessioned 2017-07-21T18:04:49Z
dc.date.available 2017-07-21T18:04:49Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation BORGES, Marcos Francisco. Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura. Revista História da Educação Matemática. v.2 n.1, p. 148- 172, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177685
dc.description Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/31 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho insere-se na temática da formação de professores de matemática com ênfase em alguns motivos que evidenciam a importância de tratar a relação matemática e religião contemplada nas agendas educacionais e culturais de vários países. Buscamos investigar a seguinte questão: Quais as implicações decorrentes da relação entre a matemática e a religião tratadas na literatura de história da matemática para a formação de professores de Matemática? Para responder a esta pergunta, identificamos os dois livros mais utilizados nos cursos de História da Matemática na licenciatura, o “História da Matemática” de Carl B. Boyer e o “Introdução à História da Matemática” de Howard Eves. Utilizamos para a análise dos livros as correntes e abordagens historiográficas empregadas ao se escrever à história da matemática: presentista, contextualista, internalista, externalista, continuidade e de descontinuidade. Os resultados mostram que os livros trazem implicações para a formação de professores ao não considerarem no desenvolvimento do conhecimento matemático questões relevantes como a da relação entre a matemática e a religião, reforçando o cientificismo e o reducionismo. Neles, a história está embasada na mera transmissão de técnicas e de nomes, fatos e datas e nos princípios positivistas que determinam uma submissão de qualquer espécie de conhecimento ao conhecimento dito científico. Tratam, então, de uma história seletiva que parece querer justificar certas visões de ciência ou apoiar certos modelos pedagógicos. Ao descartarmos, nos cursos de formação de professores esta relação e considerarmos a evolução da ciência apenas pela autocrítica, a tendência é que a riqueza de ideias que este assunto pode propiciar, não ocorra no ensino. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista de História da Educação Matemática pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject historiografia pt_BR
dc.subject educação matemática pt_BR
dc.title Um estudo sobre a relação entre a matemática e a religião presente nos livros de história da matemática utilizados em cursos de licenciatura pt_BR
dc.type Article pt_BR


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