Por uma nova arithmetica: o sistema métrico decimal como um saber escolar em Portugal e no Brasil oitocentista

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Por uma nova arithmetica: o sistema métrico decimal como um saber escolar em Portugal e no Brasil oitocentista

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author Zuin, Elenice de Souza Ladron
dc.date.accessioned 2017-07-21T02:42:10Z
dc.date.available 2017-07-21T02:42:10Z
dc.date.issued 2007
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177674
dc.description Tese apresentada À PUC São Paulo, Programa de Educação Matemática, SP, 2007, il. 318f. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo se enquadra no campo da História das Disciplinas Escolares. Objetivamos verificar como ocorreu a introdução do sistema métrico em Portugal e no Brasil na segunda metade do século XIX. Esse era um novo saber que deveria se integrar à formação geral para o cumprimento da legislação nos dois países. A reforma provocou alterações na Arithmética escolar, não só pela inclusão do novo sistema de pesos e medidas, mas também de outros conteúdos como os números decimais. Nossas principais fontes foram os impressos escolares portugueses e brasileiros publicados nos Oitocentos. Em relação ao modo de incorporar o sistema métrico decimal, constatamos que, o período estudado constituiu-se em uma fase de transição, na qual diversas publicações e metodologias distintas circularam na tentativa de se fixar um modelo. Comprovamos que a incorporação de um saber não ocorre da mesma maneira em todas as escolas, ainda que sejam seguidos os mesmos textos didáticos e as mesmas orientações, e nem se dá de forma imediata, porque a cultura escolar necessita de um tempo para apropriar-se do que lhe é imposto, dando-lhe novos significados. Concluímos que, no período estudado, se estabeleceram algumas bases para a escolarização do sistema métrico decimal e para as alterações que deveriam ocorrer no ensino de Aritmética nas escolas primárias. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Sistema métrico decimal pt_BR
dc.subject Saber escolar pt_BR
dc.subject Aritmética pt_BR
dc.subject Portugal pt_BR
dc.subject Brasil pt_BR
dc.subject Cultura escolar pt_BR
dc.subject Século XIX pt_BR
dc.title Por uma nova arithmetica: o sistema métrico decimal como um saber escolar em Portugal e no Brasil oitocentista pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Elenice de Souza Lodron Zuin.pdf 4.937Mb PDF Visualizar/Abrir Tese_Elenice

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar