dc.contributor.author |
Bertini, Luciane de Fatima |
|
dc.date.accessioned |
2017-07-19T13:00:16Z |
|
dc.date.available |
2017-07-19T13:00:16Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
BERTINI, Luciane de Fatima. O manual do ensino primário, de Miguel Milano: que problemas?. Revista de História da Educação Matemática. v.2 n.1, p.117 -129, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177618 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/36/36 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente estudo tem como objetivo compreender as propostas de problemas, para o ensino de aritmética no Manual do Ensino Primário de Miguel Milano, por meio da análise de um exemplar da 2ª edição deste manual para o 4º ano publicado em 1939. Foi possível considerar que os problemas aparecem, no manual, com o objetivo de contribuir para a compreensão dos conteúdos, e também utilizados como treino para garantir a aprendizagem. Além disso, observou-se que a presença dos problemas parece atender às orientações para o ensino, dadas pelo método intuitivo, o que pode ser observado, por exemplo, nas propostas de problemas relacionados ao cotidiano da vida adulta. No entanto, esta relação é estabelecida apenas para alguns dos conteúdos apresentados. Em outros a apresentação é realizada a partir de definições e descrições de procedimentos, seguidos de exemplos que envolvem apenas relações numéricas. Assim, parece haver neste manual, uma diferenciação na relação do método de ensino com os diferentes saberes escolares. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista de História da Educação Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Problemas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de aritmética |
pt_BR |
dc.subject |
manual do ensino primário |
pt_BR |
dc.title |
O manual do ensino primário, de Miguel Milano: que problemas? |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |