O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar

DSpace Repository

A- A A+

O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar

Show simple item record

dc.contributor.author Santos, Ivanete Batista dos
dc.date.accessioned 2017-07-19T12:51:03Z
dc.date.available 2017-07-19T12:51:03Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation SANTOS, Ivanete Batista dos. O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar. Cadernos de História da Educação. v. 15 n.1, p. 141- 165, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177615
dc.description Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/34630 pt_BR
dc.description.abstract Neste texto, é apresentado o resultado de uma pesquisa que buscou compreender debate(s) que ocorreram nos Estados Unidos durante as primeiras décadas do século XX, para identificar propostas que pudessem caracterizar padrões disciplinares para o ensino de Matemática. A partir de Warde (2003) foi adotada para fim estrito deste trabalho o sentido etimológico da palavra padrão, como sinônimo de modelo, arquétipo. Foi utilizado como fonte periódicos que circulavam a época nos Estados Unidos e livros de autoria de Edward Lee Thorndike. Constatou-se a partir das fontes examinadas a existência de duas propostas, uma que versava sobre uma organização de conteúdos baseada na teoria da disciplina mental e uma alicerçada em princípios da psicologia conexionista de Thorndike. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Cadernos de História da Educação pt_BR
dc.subject Ensino de Matemática pt_BR
dc.subject teoria da disciplina mental Edward Lee Thrndike pt_BR
dc.subject Conexionismo pt_BR
dc.title O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
artigo 1.pdf 776.4Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar