dc.contributor.author |
Santos, Ivanete Batista dos |
|
dc.date.accessioned |
2017-07-19T12:51:03Z |
|
dc.date.available |
2017-07-19T12:51:03Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
SANTOS, Ivanete Batista dos. O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar. Cadernos de História da Educação. v. 15 n.1, p. 141- 165, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177615 |
|
dc.description |
Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/che/article/view/34630 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Neste texto, é apresentado o resultado de uma pesquisa que buscou compreender debate(s) que ocorreram nos Estados Unidos durante as primeiras décadas do século XX, para identificar propostas que pudessem caracterizar padrões disciplinares para o ensino de Matemática. A partir de Warde (2003) foi adotada para fim estrito deste trabalho o sentido etimológico da palavra padrão, como sinônimo de modelo, arquétipo. Foi utilizado como fonte periódicos que circulavam a época nos Estados Unidos e livros de autoria de Edward Lee Thorndike. Constatou-se a partir das fontes examinadas a existência de duas propostas, uma que versava sobre uma organização de conteúdos baseada na teoria da disciplina mental e uma alicerçada em princípios da psicologia conexionista de Thorndike. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Cadernos de História da Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
teoria da disciplina mental Edward Lee Thrndike |
pt_BR |
dc.subject |
Conexionismo |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de Matemática nos Estados Unidos das primeiras décadas do século XX: investigações sobre uma alteração de padrão disciplinar |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |