dc.contributor.author |
Frizzarini, Claudia Regina Boen |
|
dc.contributor.author |
Leme da Silva, Maria Célia |
|
dc.date.accessioned |
2017-07-19T12:42:09Z |
|
dc.date.available |
2017-07-19T12:42:09Z |
|
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.identifier.citation |
FRIZZARINI, C. R. B.; SILVA, M. C. L. da. O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos. Perspectiva. v. 34, n.1, p.119- 141, 2016. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177612 |
|
dc.description |
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n1p119 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente artigo tem o intuito de construir uma primeira representação sobre o ensino da matéria escolar Trabalhos Manuais no curso primário de São Paulo a partir de sua relação com os saberes matemáticos. O estudo amparado pelo ferramental teórico metodológico da História Cultural identifica duas grandes finalidades, que dizem respeito aos saberes matemáticos, atribuídas ao ensino de tal matéria: na primeira, os Trabalhos Manuais têm como função auxiliar o processo de compreensão dos saberes geométricos, que funciona como um “método de ensino” para aprender saberes matemáticos; na segunda, os Trabalhos Manuais como utilização de saberes matemáticos estudados em outras matérias para a formação do trabalhador, de um ofício ao aluno. Desse modo, uma representação dos Trabalhos Manuais no curso primário paulista seria a compreensão das relações desta matéria com os saberes matemáticos como uma via de mão dupla, em que um saber auxilia o outro e contribui a concretizar o ensino moral, físico, intelectual e profissional, de modo prático e intuitivo. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Revista Perspectiva |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalhos manuais |
pt_BR |
dc.subject |
ensino primário |
pt_BR |
dc.subject |
Finalidades da educação |
pt_BR |
dc.title |
O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos |
pt_BR |
dc.type |
Article |
pt_BR |