O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos

DSpace Repository

A- A A+

O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos

Show simple item record

dc.contributor.author Frizzarini, Claudia Regina Boen
dc.contributor.author Leme da Silva, Maria Célia
dc.date.accessioned 2017-07-19T12:42:09Z
dc.date.available 2017-07-19T12:42:09Z
dc.date.issued 2016
dc.identifier.citation FRIZZARINI, C. R. B.; SILVA, M. C. L. da. O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos. Perspectiva. v. 34, n.1, p.119- 141, 2016. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177612
dc.description Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2016v34n1p119 pt_BR
dc.description.abstract O presente artigo tem o intuito de construir uma primeira representação sobre o ensino da matéria escolar Trabalhos Manuais no curso primário de São Paulo a partir de sua relação com os saberes matemáticos. O estudo amparado pelo ferramental teórico metodológico da História Cultural identifica duas grandes finalidades, que dizem respeito aos saberes matemáticos, atribuídas ao ensino de tal matéria: na primeira, os Trabalhos Manuais têm como função auxiliar o processo de compreensão dos saberes geométricos, que funciona como um “método de ensino” para aprender saberes matemáticos; na segunda, os Trabalhos Manuais como utilização de saberes matemáticos estudados em outras matérias para a formação do trabalhador, de um ofício ao aluno. Desse modo, uma representação dos Trabalhos Manuais no curso primário paulista seria a compreensão das relações desta matéria com os saberes matemáticos como uma via de mão dupla, em que um saber auxilia o outro e contribui a concretizar o ensino moral, físico, intelectual e profissional, de modo prático e intuitivo. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Revista Perspectiva pt_BR
dc.subject Trabalhos manuais pt_BR
dc.subject ensino primário pt_BR
dc.subject Finalidades da educação pt_BR
dc.title O ensino ativo dos trabalhos manuais no curso primário paulista: um estudo da escolarização dos saberes matemáticos pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
artigo 4.pdf 476.8Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar