dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Thives, Liseane Padilha |
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dc.contributor.author |
Sombrio, Eduardo Schaefer |
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dc.date.accessioned |
2017-07-10T14:25:59Z |
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dc.date.available |
2017-07-10T14:25:59Z |
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dc.date.issued |
2017-06-19 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177249 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. |
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dc.description.abstract |
A execução de obras de infraestrutura rodoviária requer grandes investimentos públicos, os quais influenciam de maneira determinante no desenvolvimento social e econômico de uma região. Obras executadas em desacordo com as exigências de projeto e projetos elaborados de forma inadequada resultam em desperdício e ao dolo ao erário. Nas obras rodoviárias, de relevante importância é a pavimentação. Da mesma maneira, pavimentos mal dimensionados ou com inadequado controle de qualidade representam um ônus tanto social quanto econômico, implicando na sua deterioração precoce e no aumento dos custos diretos e indiretos relacionados à operação rodoviária e à manutenção. Neste contexto, o presente trabalho trata da proposição de revestimentos com base em leis de fadiga de misturas asfálticas desenvolvidas em laboratório. Adicionalmente é avaliado o controle da compactação por meio da deflexão das camadas durante a execução. O estudo de caso foi realizado no Contorno Rodoviário de Florianópolis/SC, Estado de Santa Catarina. Foram propostas metodologias de controle e execução em campo e dimensionamento. Como resultado obteve-se o comparativo das deflexões obtidas em campo com os valores admissíveis, durante etapas diferentes de projeto, além da escolha da mistura asfáltica a ser utilizada na obra. Observou-se que o controle de compactação com métodos tradicionais deve ser utilizado como auxílio à deflectometria. Solos com elevada resistência devem ser considerados na análise, cujo desempenho não pode ser verificado pelo valor do CBR (California Bearing Ratio) e da expansão. A adoção de trechos experimentais auxilia no aprimoramento da execução e controle de pavimentos rodoviários. |
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dc.format.extent |
160 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject |
pavimento |
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dc.subject |
controle deflectométrico |
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dc.subject |
viga Benkelman |
pt_BR |
dc.subject |
revestimento |
pt_BR |
dc.title |
Proposição de soluções de revestimentos para pavimentos flexíveis e controle de execução com base na deflexão – estudo de caso: obra do contorno rodoviário de Florianópolis/SC |
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dc.type |
TCCgrad |
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