Proposição de soluções de revestimentos para pavimentos flexíveis e controle de execução com base na deflexão – estudo de caso: obra do contorno rodoviário de Florianópolis/SC

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Proposição de soluções de revestimentos para pavimentos flexíveis e controle de execução com base na deflexão – estudo de caso: obra do contorno rodoviário de Florianópolis/SC

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Thives, Liseane Padilha
dc.contributor.author Sombrio, Eduardo Schaefer
dc.date.accessioned 2017-07-10T14:25:59Z
dc.date.available 2017-07-10T14:25:59Z
dc.date.issued 2017-06-19
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177249
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Civil. pt_BR
dc.description.abstract A execução de obras de infraestrutura rodoviária requer grandes investimentos públicos, os quais influenciam de maneira determinante no desenvolvimento social e econômico de uma região. Obras executadas em desacordo com as exigências de projeto e projetos elaborados de forma inadequada resultam em desperdício e ao dolo ao erário. Nas obras rodoviárias, de relevante importância é a pavimentação. Da mesma maneira, pavimentos mal dimensionados ou com inadequado controle de qualidade representam um ônus tanto social quanto econômico, implicando na sua deterioração precoce e no aumento dos custos diretos e indiretos relacionados à operação rodoviária e à manutenção. Neste contexto, o presente trabalho trata da proposição de revestimentos com base em leis de fadiga de misturas asfálticas desenvolvidas em laboratório. Adicionalmente é avaliado o controle da compactação por meio da deflexão das camadas durante a execução. O estudo de caso foi realizado no Contorno Rodoviário de Florianópolis/SC, Estado de Santa Catarina. Foram propostas metodologias de controle e execução em campo e dimensionamento. Como resultado obteve-se o comparativo das deflexões obtidas em campo com os valores admissíveis, durante etapas diferentes de projeto, além da escolha da mistura asfáltica a ser utilizada na obra. Observou-se que o controle de compactação com métodos tradicionais deve ser utilizado como auxílio à deflectometria. Solos com elevada resistência devem ser considerados na análise, cujo desempenho não pode ser verificado pelo valor do CBR (California Bearing Ratio) e da expansão. A adoção de trechos experimentais auxilia no aprimoramento da execução e controle de pavimentos rodoviários. pt_BR
dc.format.extent 160 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject pavimento pt_BR
dc.subject controle deflectométrico pt_BR
dc.subject viga Benkelman pt_BR
dc.subject revestimento pt_BR
dc.title Proposição de soluções de revestimentos para pavimentos flexíveis e controle de execução com base na deflexão – estudo de caso: obra do contorno rodoviário de Florianópolis/SC pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


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TCC - Eduardo Schaefer Sombrio.pdf 15.30Mb PDF View/Open TCC

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