Abstract:
|
Este trabalho tem o objetivo de verificar a usabilidade de um Ambiente Virtual de Aprendizagem, quando aplicado como uma ferramenta de apoio às aulas presenciais, no cotidiano escolar de uma turma matutina de 4º ano do Ensino Médio Técnico Integrado do Instituto Federal de Santa Catarina, no município de Araranguá - SC. Pretende-se verificar também a motivação e interesse dos alunos quando estudado com o auxílio desta tecnologia em suas rotinas de estudos, identificando a importância do uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem, juntamente de suas vantagens e benefícios direcionados aos estudantes. Inicialmente, foi realizada uma pesquisa bibliográfica para desenvolver este trabalho. Para seu desenvolvimento, foi realizada uma Aula Expositiva e posteriormente, uma aula com a metodologia de Sala de Aula Invertida, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Em sequência, foi aplicado aos estudantes, o Questionário de Avaliação da Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde foi possível coletar e analisar os resultados obtidos referente à experiência dos mesmos ao utilizarem esta tecnologia em sala de aula. As tecnologias utilizadas para a realização deste trabalho, foi o Ambiente Virtual de Aprendizagem, onde pôde-se realizar a criação de um curso online disponível para acesso dos alunos, constituído por materiais e conteúdos relacionado a disciplina de Biologia, onde a pesquisa foi aplicada. Por fim, pode-se obter os resultados desta pesquisa, juntamente de suas considerações finais, alcançando seus objetivos e proposta principal. A pesquisa permitiu incentivar trabalhos futuros envolvendo os resultados obtidos através da mesma. |