dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pfützenreuter, Andréa Holz |
|
dc.contributor.author |
Oliveira, Nicole Simões de |
|
dc.date.accessioned |
2017-07-07T17:24:13Z |
|
dc.date.available |
2017-07-07T17:24:13Z |
|
dc.date.issued |
2017-06-23 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177128 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Infraestrutura. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
As metodologias de ensino inovadoras e ativas permitem ao estudante maior participação na construção do processo de aprendizagem. Neste contexto o Building Information Modeling (BIM) ou modelação de informações da construção, assume a diretriz de metodologia de ensino aplicada, por meio da gestão de disciplinas, flexibilidade no entendimento do processo construtivo de edificações e infraestrutura, modelagem paramétrica, e através de projetos onde o aluno gera conhecimento. Considerando estas circunstâncias, o presente trabalho tem como objetivo abordar o conceito BIM enquanto metodologia, analisando a viabilidade de implementação no curso de engenharia de infraestrutura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A metodologia do trabalho permeia a coleta de informações através de entrevistas, grupos focais, workshop e questionários com estudantes para análise e verificação das possibilidades de implementação, do nível de aceitação acadêmica e identificação dos benefícios provenientes da mudança de abordagem de conteúdos. Por fim, sugere-se uma proposta com estratégias de ensino para viabilizar a inserção do conceito BIM por meio de ferramentas laboratoriais, atividades práticas, abordagens para projetos integradores e plataforma de integração curriculares. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The innovative and active methodologies of teaching, allow the student to have a better participation in the construction of their learning process, in this context the Building Information Modeling (BIM) through class management with the parametric modeling and the flexibility for understanding the buildings constructive process, takes on the methodology guideline for the teaching applied. Considering these circumstances, this work aims to discourse the concept of BIM as a methodology, analyzing its viability for implementation in the Infrastructure Engineering course at the Federal University of Santa Catarina (UFSC). The work methodology permeates the collection of information through interviews, focus groups, workshop and questionnaires with students for analysis and its possible implementation, academic reception level and identification of the benefits derived by the subject approach change. Finally, it suggests a proposal with teaching strategies to facilitate the insertion of the BIM concept by laboratories tools, practical activities, approaches for integrator projects and curricular integration platform. |
pt_BR |
dc.format.extent |
86 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC |
pt_BR |
dc.subject |
BIM |
pt_BR |
dc.subject |
Engenharia de infraestrutura |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologias ativas |
pt_BR |
dc.subject |
Active methodologies |
pt_BR |
dc.subject |
Infrastructure engineering |
pt_BR |
dc.title |
Estudo da implementação da metodologia BIM no curso de engenharia de infraestrutura da UFSC |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |