Title: | Obtenção de dados de entrada para um modelo dinâmico e integrado de uso do solo e transporte |
Author: | de Medeiros, Lucas |
Abstract: |
O errôneo planejamento na estruturação do espaço físico e dos setores que envolvem as cidades geram impactos negativos na mobilidade e causam uma expansão urbana desorientada, mesmo com leis desde os anos 80 que buscam amenizar os problemas provocados pelo planejamento incorreto. Esse cenário começou a mudar quando houve uma alteração no paradigma, onde não se foca mais no veículo e sim nas pessoas. Outro fato que deve ser considerado são os impactos causados das interações entre os sistemas de transportes e uso do solo. A busca de alternativas para uma mobilidade urbana mais sustentável envolve uma combinação de diferentes políticas de incentivo que podem ser analisadas em simulações de longo prazo. Neste caso, ferramentas de apoio ao planejamento são imprescindíveis para levantar, tratar e analisar os dados necessários para uma simulação. As cidades precisam definir como implementar e seguir o Plano de Mobilidade Urbana (PLANMOB). Dado que muitos municípios não têm recursos disponíveis ou uma gestão integrada de secretarias, essa tarefa se torna mais complicada. A partir deste panorama, propõe-se neste trabalho, a elaboração de um guia que auxiliará os gestores públicos na utilização de um modelo dinâmico de interação de uso do solo e transportes, o modelo MARS (Metropolitan Activity Relocation Simulator), descrevendo quais dados são necessários, como e onde obtê-los, mostrando alternativas para estimar ou utilizando ferramentas livres para alcançar os dados. The lack of planning for structuring the physical space and the sectors that involve the cities generate negative impacts on the mobility and cause a disorderly urban expansion. Even with laws, since the 1980s, which seek to alleviate the problems caused by incorrect planning, there is only possibility of changing the scenario when there is a paradigm shift, with the main focus on people and not on the vehicle. Impacts caused by interactions between transport subsystems and land use should also be considered. The search for alternatives to more sustainable urban mobility involves a combination of different policies of incentives and difficulties that can be analyzed in long-term simulations. In this case, planning support tools are required to raise, process, and analyze the data needed for a simulation. Cities need to define how to implement and follow an Urban Mobility Plan (PLANMOB), a task that has not been successfully completed in the majority of Brazilian municipalities due to the lack of resources and lack of integrated secretariat management. From this perspective, it is proposed, in this work, the preparation of a guide to assist public managers in the use of a dynamic model for simulation of the interaction between land use and transport planning, the Metropolitan Activity Relocation Simulator (MARS) model, describing which data is necessary, how and where to obtain them, showing alternatives to estimate necessary values to the simulations or using free tools to obtain the data. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177099 |
Date: | 2017-06-23 |
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TCC_LUCAS_REPOSITORIO_FINAL.pdf | 4.581Mb |
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TCC |