dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Fernandes, Christiane Wenck Nogueira |
|
dc.contributor.author |
Floriani, Gregório Eduardo |
|
dc.date.accessioned |
2017-07-06T13:02:12Z |
|
dc.date.available |
2017-07-06T13:02:12Z |
|
dc.date.issued |
2017-06-28 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/177053 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Campus Joinville. Engenharia de Transportes e Logística. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho faz uma comparação entre o cenário real atual e duas propostas a serem implementadas na região central da cidade de Joinville com três semáforos em sequência. A primeira proposta considera a aplicação do método de Webster para determinação do tempo semafórico, já a segunda, além de aplicar Webster, avalia a remoção do semáforo da interseção intermediária, sendo que ambos os cenários utilizam os semáforos sincronizados. Para realizar este estudo, foram coletados dados do tráfego nos horários de pico da região: 7h30min às 9h30min e 13h30min às 15h30min de uma Terça e Quarta de maio de 2017, que são considerados dias típicos de tráfego. Para a análise e simulação, foi utilizado o software de código aberto Simulation of Urban Mobility (SUMO), que permite uma modelagem completa do sistema de tráfego e aferição de resultados. |
pt_BR |
dc.format.extent |
79 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Joinville, SC |
pt_BR |
dc.subject |
semaforo |
pt_BR |
dc.subject |
sumo |
pt_BR |
dc.subject |
analise de cenários |
pt_BR |
dc.subject |
simulacao de trafego |
pt_BR |
dc.subject |
remocao de semaforo |
pt_BR |
dc.title |
Análise de propostas para melhoria do tráfego de uma região central utilizando o software de simulação sumo |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co |
Isler, Cassiano Augusto |
|