Abstract:
|
Com a finalidade de criar uma ferramenta para auxiliar as Instituições de ensino na gestão dos cursos técnicos a distância, foi desenvolvido o SAAS – Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Cursos. O presente trabalho teve como objetivo geral compreender se o uso do SAAS pode contribuir para o aprimoramento da gestão dos cursos técnicos à distância oferecidos pela Rede e-Tec. Para isso, foi realizado primeiramente uma pesquisa bibliográfica, seguida de pesquisa documental para explicitar as diretrizes do SAAS, e logo após, por meio de questionário, uma pesquisa com os docentes envolvidos na gestão dos cursos, a fim de conhecer suas opiniões quanto ao uso, aplicabilidade e relevância dos resultados gerados pelo sistema. Os resultados da pesquisa apontam que apesar de uma parcela considerável dos entrevistados demonstraram não ter conhecimento da ferramenta, ou de suas aplicações e premissas, grande parte dos respondentes demonstram fazer uso da ferramenta no dia a dia da instituição. Os entrevistados ainda apontam que os dados gerados têm bastante aplicabilidade em momentos de tomada de decisão, e também indicam que a ferramenta atende satisfatoriamente as necessidades de feedback e que o referido sistema é de fácil utilização. |