A gestão do relacionamento com egressos: uma proposta de diretrizes para o Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC

DSpace Repository

A- A A+

A gestão do relacionamento com egressos: uma proposta de diretrizes para o Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC

Show full item record

Title: A gestão do relacionamento com egressos: uma proposta de diretrizes para o Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSC
Author: Cabral, Thiago Luiz de Oliveira
Abstract: Os estudantes formados, ex-alunos de uma instituição de ensino, são definidos como egressos e podem ser considerados um dos patrimônios mais valiosos de uma instituição de ensino, pois são eles que propagarão o nome da instituição a partir da qualidade da formação recebida. O processo de avaliação dos programas de pós-graduação, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior ? Capes, é bastante complexo e rigoroso, e leva em consideração, entre outros fatores, a relação dos programas com os seus egressos, contemplando dados do perfil, publicações, participações em eventos e em núcleos de pesquisa e a inserção social dos alunos formados. Assim, realizar a gestão do relacionamento com os egressos, mantendo-os conectados à instituição, é essencial à gestão da pós-graduação. Dessa forma, o presente estudo teve como objetivo propor diretrizes para a gestão do relacionamento com os egressos do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina - PPGA, recorrendo-se a um estudo com características metodológicas aplicada, qualitativa, descritiva, bibliográfica, documental e estudo de caso, para a consecução do objetivo proposto. Como conclusões, destaca-se que não foram identificadas práticas por parte do Programa estudado em relação à gestão do relacionamento com os egressos e que, para a Coordenação do PPGA, os professores possuem papel fundamental no envolvimento dos alunos em atividades do Programa. Em relação ao perfil dos egressos, verificou-se, entre outras características, que 96% dos mestres e 100% dos doutores possuem currículo Lattes, sendo que, destes, 66% dos mestres e 100% dos doutores o atualizaram há menos de dois anos. Observou-se que 10% dos egressos do Programa fazem parte de grupos de pesquisa vinculados ao PPGA e que 38% dos ex-alunos possuem ao menos uma publicação com seus orientadores após a formação. Constatou-se, ainda, que entre as práticas de gestão do relacionamento com egressos informadas por Programas de Pós-Graduação de Instituições brasileiras, com conceitos Capes superiores ao PPGA, nove foram contempladas pela teoria consultada e dez são inovadoras em relação ao referencial teórico. Por fim, definiram-se diretrizes para a gestão do relacionamento do PPGA com seus egressos baseado nos pilares: conscientização e priorização pelo Programa; sensibilização do discente; acompanhamento de egressos; comunicação; manutenção do vínculo; e monitoramento dos resultados.<br>Abstract : Graduate students are defined as alumni and they can be considered one of the most valuable patrimonies of an educational institution, since they are the ones who will spread the name of the institution based on the quality of the training received. The process of evaluating graduate programs, carried out by the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - Capes, is quite complex and rigorous, and it takes into account, among other factors, the relationship between the programs and their alumni, considering their profile, publications, participation in events and in research groups and the social insertion of the graduated students. Thus, managing the relationship with alumni, keeping them connected to the institution, is essential to graduate management. In this way, the present study aimed to propose guidelines for the management of the relationship with the alumni of the Graduate Program in Administration of the Federal University of Santa Catarina - PPGA, using a study with methodological characteristics applied, qualitative, descriptive, bibliographical, documentary and case study, in order to achieve the proposed objective. As a conclusion, it should be noted that there were no practices identified by the Program studied in relation to the management of the relationship with the alumni and that, for the Program Coordination, professors play a fundamental role in the involvement of students in Program activities. In relation to the profile of the graduates, it was verified, among other characteristics, that 96% of the masters and 100% of the PhD's have Lattes curriculum which 66% of the masters and 100% of the PhD's updated it less than two years ago. It was observed that 10% of the alumni of the Program are part of research groups linked to PPGA and that 38% of the alumni have, at least, one publication with their advisors after the course conclusion. It was also verified that among the practices of management of the relationship with alumni informed by Graduate Programs of Brazilian Institutions, with Capes grades superior than PPGA, nine were contemplated by the theory consulted and ten are innovative in relation to the theoretical reference. Finally, guidelines were defined for the management of PPGA's relationship with its alumni based on the pillars: awareness and prioritization by the Program; sensitization of the student; monitoring of graduates; communication; link maintenance; and monitoring of results.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2017.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176735
Date: 2017


Files in this item

Files Size Format View
345862.pdf 1.606Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar