O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista

DSpace Repository

A- A A+

O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista

Show full item record

Title: O uso de animais como recurso didático na Universidade Federal de Santa Catarina: Uma visão abolicionista
Author: Pache, Anna Luiza Remor
Abstract: A utilização de animais como recurso didático no ensino superior tem sido muito discutida. Tal fato se deve em função de muitos alunos e professores considerarem que essas práticas vão contra seus pressupostos éticos e morais, além dos problemas de ordem psicológica que estas podem ocasionar. O debate acerca desse assunto tem aumentado muito nas últimas décadas, enquanto grupos de proteção aos animais têm tentado e conseguido com sucesso convencer muitas universidades pelo mundo afora a abolirem a utilização de animais de laboratório com fins didáticos, ou restringirem o seu uso ao mínimo necessário. Porém, para que animais deixem de ser utilizados para essa finalidade, torna-se necessária uma busca por recursos alternativos que propiciem aprendizado eficiente e satisfatório. Estes existem e incluem cadáveres e tecidos animais obtidos de fontes éticas; vídeos que podem ser gravados em situações reais; modelos, manequins e simuladores; multimídia; trabalho clínico com pacientes animais; auto-experimentação; estudos in vitro; estudos de campo e aprendizado baseado em casos. A partir da descrição e interpretação dessas questões, esta monografia investiga, pontos e argumentos intrinsicamente relacionados à problemática principal: em que caminho a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) se encontra neste embate ético.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176610
Date: 2016-12-10


Files in this item

Files Size Format View
TCC ANNA REMOR FINAL.pdf 1.009Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar