Proposta de metodologia de estudo da vulnerabilidade ambiental aos desastres naturais - caso rodovia BR-280, em Santa Catarina

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Proposta de metodologia de estudo da vulnerabilidade ambiental aos desastres naturais - caso rodovia BR-280, em Santa Catarina

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Title: Proposta de metodologia de estudo da vulnerabilidade ambiental aos desastres naturais - caso rodovia BR-280, em Santa Catarina
Author: Raspini, Jéssica Prats
Abstract: O modal rodoviário possui participação predominante na matriz de transporte de cargas e pessoas no Brasil. Mudanças climáticas influenciam diretamente na qualidade e na segurança de rodovias. Alterações no padrão de precipitação, temperaturas mais altas e eventos climáticos extremos são apenas alguns dos fatores que causam interferência na infraestrutura rodoviária. Desse modo, o presente trabalho propõe uma metodologia, de modo a identificar os trechos da rodovia BR-280/SC mais vulneráveis ambientalmente aos desastres naturais. O estudo se procedeu a partir de bases cartográficas, imagens de satélites e dados públicos governamentais. O procedimento de análise de vulnerabilidade foi realizado através do método multicritério, por meio da elaboração de mapas temáticos de altitude, geologia, pedologia, uso e ocupação da terra, VMD (Volume Médio Diário), cobertura vegetal, precipitação, hidrografia e declividade. Posteriormente, aplicou-se o Processo de Análise Hierárquica (AHP) a fim de atribuir pesos de modo a classificar hierarquicamente a contribuição das variáveis selecionadas para a vulnerabilidade da via. Por último, por intermédio de técnicas de geoprocessamento aplicadas no software ArcGIS, realizou-se o cruzamento dos elementos considerados, obtendo-se os mapas de vulnerabilidade natural, risco antrópico e, por fim, o mapa de vulnerabilidade ambiental aos desastres naturais. A análise integrada das características naturais e antrópicas identificaram na rodovia BR-280/SC áreas de média (43,9%), alta (48,0%) e muito alta (8,1%) vulnerabilidade ambiental. O ferramental metodológico utilizado permitiu o julgamento das variáveis de modo imparcial e minimizou os erros durante o processo. No entanto, para a realização de um estudo mais detalhado, recomenda-se o aprimoramento da metodologia.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia Sanitária e Ambiental.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/176162
Date: 2017-06-01


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