Marcas do lugar: conhecimento, intersubjetividade e ficção no processo de mediação da arte graffiti

DSpace Repository

A- A A+

Marcas do lugar: conhecimento, intersubjetividade e ficção no processo de mediação da arte graffiti

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Sousa, Richard Perassi Luiz de pt_BR
dc.contributor.author Lima, Taís Azambuja Alves de pt_BR
dc.date.accessioned 2017-05-23T04:10:57Z
dc.date.available 2017-05-23T04:10:57Z
dc.date.issued 2016 pt_BR
dc.identifier.other 345413 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175813
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016 pt_BR
dc.description.abstract Este estudo apresentado em formato de dissertação de mestrado foi desenvolvido no contexto da área de Mídia e Conhecimento do Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPEGC/UFSC). No seu conteúdo é descrito o conhecimento produzido e disseminado na relação mediada por pinturas Graffiti. Para tanto, foram adotados conceitos e argumentos sobre mídia, conhecimento e, especialmente, teoria psicanalítica. Também, houve entrevistas com sete artistas e duas moradoras e ainda entrevistas breves com mais 12 representantes da comunidade da região em torno da Lagoa da Conceição na cidade de Florianópolis, capital de Santa Catarina. Como resultados do estudo observou-se que, em torno dessa relação, (1) há a produção de um discurso racionalizado e familiar, que formula o conhecimento necessário para integrar as pinturas Graffiti na região estudada, justificando-as como objetos de valor sensorial, cultural, moral e sociopolítico; (2) foi discutida a relação intersubjetiva, consciente e inconsciente, entre artistas e sujeitos observadores, que é mediada pelas pinturas Graffiti, provocando o estranhamento e também o reconhecimento tácito da representatividade das imagens, como marcas da expressão dos artistas e campo da projeção afetiva do público; (3) foi considerado o conhecimento de uma iconografia particular, lírica e predominantemente animista, decorrente das figuras representadas nas pinturas Graffiti que marca, identifica, distingue, representa e ilustra o lugar.<br> pt_BR
dc.description.abstract Abstract : This study was developed on the context of knowledge and media field, part of the knowledge management and engineering program of the Federal University of Santa Catarina (PPEGC/UFSC). The study describes the knowledge produced and disseminated in relation with graffiti paintings. Concepts of media, knowledge, and psychoanalytic theory are adopted on the making of the study. Seven semi-structured interviews with artists, two semi-structured interviews with residents and twelve brief interviews with general population were made, where all the subjects had relations with the district of Lagoa da Conceição, in Florianópolis city, Brazil. The results of the study show that: (1) there is the production of a rationalized and familiar discourse, that emerges when perceiving the integration of the graffiti paintings on the studied district, they are seen as objects with sensorial, cultural, moral and sociopolitical values; (2) The conscious and unconscious intersubjetive relations discussed, both from artists and residents, showed familiarity alongside with estrangement in relation with the paintings, that were perceived as marks of the artists expressions as well as field of affect projection of the public; (3) the main characteristics noticed showed a particular iconography of the region, lyrical and animistic, distinguishing and identifying culturally the district. en
dc.format.extent 107 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia e gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Gestão do conhecimento pt_BR
dc.subject.classification Arte e sociedade pt_BR
dc.subject.classification Teoria psicanalítica pt_BR
dc.subject.classification Iconografia pt_BR
dc.title Marcas do lugar: conhecimento, intersubjetividade e ficção no processo de mediação da arte graffiti pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Remor, Carlos Augusto Monguilhott pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
345413.pdf 1023.Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar