GP63 de Trypanosoma rangeli: um comparativo in-silico da variabilidade e estrutura proteíca destas metaloproteases com outros tripanosomatídeos.

DSpace Repository

A- A A+

GP63 de Trypanosoma rangeli: um comparativo in-silico da variabilidade e estrutura proteíca destas metaloproteases com outros tripanosomatídeos.

Show full item record

Title: GP63 de Trypanosoma rangeli: um comparativo in-silico da variabilidade e estrutura proteíca destas metaloproteases com outros tripanosomatídeos.
Author: Laghi, Vinícius Soares
Abstract: Parasitas tripanosomatídeos são responsáveis por causar diversas doenças no mundo todo. O Trypanosoma rangeli pode infectar seres humanos e, apesar de não ser patogênico, devido à similaridade antigênica com o Trypanosoma cruzi, o seu diagnóstico pode resultar em falsos positivos no diagnóstico sorológico da doença de chagas. A proteína GP63 é uma metaloprotease zinco dependente presente em tripanosomatídeos e associada com a capacidade de infecção desses organismos. Nesse grupo de organismos há uma inserção entre a glicina (G) e a última histidina (H) do motivo HExxHxxGxxH responsável pela ligação ao zinco. Em T. rangeli foram detectados três grupos dessa proteína, um contendo o motivo HExxH conservado, outra com uma substituição tornando o motivo em HAxxH e um terceiro grupo totalmente modificado RGxxY. Neste trabalho foi realizado um estudo in-silico de sequências de GP63 de T. rangeli em comparação com outras sequências de tripanosomatídeos obtidas em banco de dados públicos, além de duas modelagens por homologia de proteínas de T. rangeli, uma com o motivo conservado HExxH e outra com o motivo alterado HAxxH afim de analisar possíveis alterações no domínio catalítico. Foi obtido um total de 430 sequências completas de GP63 pertencentes a 27 espécies, classificadas em 17 grupos de ortologia, dos quais apenas quatro grupos possuíam sequências de T. rangeli. O modelo criado com o motivo HAxxH revelou uma alteração no domínio devido ao deslocamento da última histidina (H) do motivo, indicando um prejuízo no funcionamento da proteína. A maior parte das sequências apresentou uma inserção perto de 62 aminoácidos, sugerindo que inserções maiores ou menores podem alterar o posicionamento da última histidina (H) como visto nos modelos de T. rangeli. A conservação da glicina (G) do motivo e a fenilalanina (F) que a sucede sugere uma importância desses aminoácidos na organização estrutural da proteína. O ácido glutâmico (E) apresentou uma menor frequência em relação aos demais aminoácidos do motivo, sugerindo uma menor importância para o funcionamento da proteína. Diante dos resultados aqui apresentados, recomenda-se a realização de experimentos de bancada que comprovem possíveis alterações na atividade catalítica destas proteínas que possuam uma substituição do ácido glutâmico (E) do motivo ou um deslocamento da última histidina (H) devido ao tamanho da inserção.
Description: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175339
Date: 2016


Files in this item

Files Size Format View
TCC Vinícius Soares Laghi.pdf 1.278Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar