Abstract:
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O presente trabalho de conclusão de curso é resultado da experiênciado campo de estágio, e de modo especial do desenvolvimento do Projeto de Intervenção ocorrido no Núcleo de Estudos da Criança do Adolescente e Família – NECAD/SC – UFSC. Essa ação foi desenvolvida vinculada ao Projeto de Extensão “Capacitação de Educadores na Política de Atenção à Criança e ao Adolescente”. O referido projeto suscitou a curiosidade quanto ao que pensam os educadores acerca dos direitos infanto-juvenis. Nesse sentido, a questão central da pesquisa foi: qual é a percepção dos educadores da rede de ensino público municipal e estadual do Município de Florianópolis acerca dos direitos da criança e do adolescente e quais os encaminhamentos para o Sistema de Garantia de Direitos que a escola consegue realizar no sentido de responder as questões apresentados pelos alunos. Assim, estabeleceu-se como objetivos da pesquisa: “analisar a percepção dos educadores da rede pública de ensino sobre os direitos pertinentes à criança e ao adolescente e as respostas apresentadas pela escola às demandas dos estudantes”. A metodologia adotada foi a pesquisa qualitativa, por meio da aplicação de uma sondagem junto a 18 educadores participantes do curso oferecido pelo NECAD. Para o tratamento dos dados, foi utilizada como referência a análise de conteúdo. Partiu-se do pressuposto deque a educação tem uma função social importante no preparo dos sujeitos para serem inseridos na dinâmica social. A escola é uma instituição que atua no campo do conhecimento e dos valores, em virtude disso, pode articular determinados interesses ou desarticular outros. Assim, a escola pode ser uma grande aliada para disseminar os referenciais de garantia dos direitos da criança e do adolescente. Porém, os resultados da pesquisa apontaram que os educadores desconhecem o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA e, por ignorar esses princípios, têm suas ações pautadas no senso comum. |