Abstract:
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O presente trabalho busca tecer reflexões acerca do Benefício de Prestação Continuada na escola a partir da realidade vivenciada no território do Centro de Referência de Assistência Social Ingleses do Rio Vermelho, local de realização do estágio curricular obrigatório I e II. A partir do projeto de intervenção vislumbrou-se motivação para o estudo da temática. Tendo em vista a proximidade territorial do CRAS com o público alvo do BPC na escola, tal estudo tem como principal objetivo conhecer os beneficiários do BPC na escola, além de verificar a existência de usuários que se enquadram no benefício, porém não o acessam. O processo metodológico utilizado foi a pesquisa empírica mediante busca de dados obtidos através da experiência vivida enquanto estagiária neste espaço, para tanto foi usado como base a listagem de beneficiários do BPC na escola disponibilizada pela Secretaria do Estado de Assistência Social Trabalho e Habitação – SST e visita às instituições escolares selecionadas no território. Como resultado do estudo, verificamos que dentre a amostra de instituições visitadas os profissionais no geral não conhecem o benefício, impossibilitando desta maneira um possível acesso, tampouco conhecem as atribuições do CRAS. Considerando a lista referenciada, poucos beneficiários foram localizados, uma consequência da desatualização, porém foram encontrados novos possíveis beneficiários. Conclui-se ainda que o presente trabalho alcançou as finalidades a que se propôs, uma vez que a partir da pesquisa realizada foi possível uma aproximação com os beneficiários do BPC na escola no território do CRAS Ingleses do Rio Vermelho e tecer reflexões acerca desta realidade. |