Abstract:
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A pós-graduação stricto sensu em Serviço Social concede título para a execução de trabalho docente, para tanto, a grande maioria dos programas de pós-graduação não disponibiliza disciplina de formação para a docência. Ao passo que o Serviço Social o Projeto Ético-político da profissão tem como base a teoria social crítica, mas que abre campo de debate e pesquisa para as tendências pedagógicas progressistas e/ou concepções de aprendizagem para seu interior na prática da/os assistentes sociais docentes. O objetivo deste trabalho é problematizar a formação pedagógica docente na pós-graduação stricto sensu em Serviço Social do Brasil e conhecer os quadros de disciplinas das pós-graduações stricto sensu em Serviço Social do Brasil; assim como analisar os Planos de Ensino voltados para, didática, metodologias pedagógicas e/ou formação docente e trazer a importância do debate quanto à formação docente na pós-graduação stricto sensu em Serviço Social no Brasil. A metodologia deste trabalho parte da pesquisa qualitativa com procedimento de pesquisa documental nos Planos de Ensino das Disciplinas. Foram consultados os sites das 24 universidades brasileiras que segundo a Plataforma Sucupira possuem Programa de Pós-graduação em Serviço Social no modo stricto sensu, na busca por disciplinas de didática, metodologias pedagógicas e/ou formação docente nas grades curriculares. Foram encontradas 5 disciplinas que abordavam o tema da educação, sendo que 4 apresentavam as temáticas específicas que buscávamos. Contudo, é necessário iniciarmos o debate a cerca da formação docente das/os assistentes sociais na pós-graduação pela compreensão do compromisso do Projeto Ético-político da profissão e Projeto Societário, visto que as salas de aula das faculdades são mais um campo de atuação das/os profissionais de Serviço Social. |