Abstract:
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O tema corpo humano bem como sua relação com a sexualidade está previsto e presente no ensino. Em 1997 se efetivou como tema transversal nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) a “Educação” em sexualidade, tendo de ser abordado em diversas áreas do conhecimento. Entretanto, está frequentemente inserido nas aulas de Ciências e Biologia com um ensino sistematizado do corpo. Sendo o sistema “reprodutor” integrante do corpo a justificativa por abordagens mais biologizantes, pontuais, direcionadas e simplificadas sobre a sexualidade, está vinculada a uma ideia de prevenção da saúde, também pela constatação e reconhecimento de gravidez em muitos jovens, dentro do contexto escolar. Isso faz com que o tema sexualidade perca, em parte, significação social e cultural. Tendo em vista que o corpo não possui única e exclusiva função de reprodução e que é possível aprimorar entendimentos e conhecimentos sobre o sujeito e sua construção de identidades (sexual e de gênero), defendemos uma abordagem mais ampla e consciente em relação ao estudo destes temas, bem como as suas relações sociais e culturais. Diante desta perspectiva pensada para o ensino de Ciências deu-se início a este trabalho com estratégias, abordagens e atividades diversificadas enfocadas na discussão sobre os diferentes tipos de corpos, estilos, sexos, gêneros, famílias e preconceitos com uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental de uma Escola Básica Municipal da Grande Florianópolis. As práticas e análises realizadas tiveram como ponto de partida a aproximação das professoras com a realidade social e familiar dos estudantes e das estudantes. Sendo assim, acredito que este trabalho que surgiu de uma prática e passa a ser analisado com embasamentos teóricos possa auxiliar de alguma maneira outros professores e professoras, seja como modelo efetivo ou comparativo em suas aulas de ciências. |