Disclosure anticorrupção de empresas brasileiras

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Title: Disclosure anticorrupção de empresas brasileiras
Author: Pavesi, Ilaci
Abstract: O objetivo geral do trabalho foi verificar o nível de disclosure anticorrupção de empresas brasileiras com base numa métrica proposta. Para tanto, selecionou-se as 130 de empresas de capital aberto que compõe o Novo Mercado, segmento considerado de mais alto nível de governança corporativa. O estudo caracteriza-se como descritivo e a abordagem do problema é predominantemente qualitativa. Foi realizada análise de conteúdo nos programas e políticas anticorrupção, códigos de conduta e ou ética, Formulários de Referência (FR), Demonstrações Financeiras Padronizadas (DFP) e Relatórios de Sustentabilidade (RS) ou equivalente. Para a análise dos dados foi construído o Índice de Disclosure da Anticorrupção Corporativa (IDAC), produto da métrica estruturada em 3 critérios e 19 questões, elaboradas a partir dos estudos da Transparência Internacional (TI), do Programa de Integridade instituído pela Lei Anticorrupção, das diretrizes do Global Reporting Initiativ (GRI), das boas práticas do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e pesquisas relacionadas. A pesquisa revelou que nenhuma das companhias analisadas divulgou, de maneira completa, todas as informações que compõe o IDAC. Os resultados demostraram que o setor de atuação com maior nível de evidenciação foi o de utilidade pública, enquanto o de menor nível foi o setor de petróleo, gás e biocombustível. As principais informações divulgadas pelas empresas foram: Relatório dos Auditores Independentes sem modificações, aplicação do código de conduta ou política anticorrupção a todos os funcionários e diretores e a menção de expressões anticorrupção na missão, visão e valores. E as principais informações não evidenciadas por algumas empresas foi a avaliação de riscos relacionados à corrupção, o apoio da alta administração e monitoramento regular do programa anticorrupção. O nível do disclosure anticorrupção corporativa do segmento Novo Mercado, segundo a métrica proposta, foi de 44%, um resultado modesto ou fraco. A pesquisa apresenta evidências que sugerem a necessidade de normatização da evidenciação anticorrupção; a obrigatoriedade de informar traria maior accountability a estas empresas.<br>Abstract : The overall objective of the study was to verify the level of anti-corruption disclosure of Brazilian companies. To do so, was selected the 130 publicly traded companies that make up the New Market segment, considered to be the highest level of corporate governance. The study is characterized as descriptive and the approach of the problem is predominantly qualitative. Content analysis was carried out on anti-corruption programs and policies, codes of conduct and / or ethics, Reference Forms (FR), Standardized Financial Statements (DFP), and Sustainability Reports (RS) or equivalent. For the data analysis, was constructed the Corporate Anti-Corruption Disclosure Index (IDAC), product of the metric structured in 3 criteria and 19 questions, elaborated from the studies of International Transparency (TI), of the Integrity Program established by the Anti-Corruption Law, of the Global Reporting Initiative (GRI), of the good practices of the Brazilian Institute of Corporate Governance (IBGC) and related researches. The survey reveals that none of the companies analyzed disclosed, completely, all the information that makes up the IDAC. The results showed that the sector of action with more evidence is the public utility and with lower levels of disclosure is the oil, gas and biofuels sector. The main information disclosed by the companies was: Independent Auditors' Report without modification, application of the code of conduct or anticorruption policy to all officials and directors and mention of anti-corruption expressions in the mission, vision and values. And the main information not evidenced by some companies was the assessment of risks related to corruption, the senior management support and regular monitoring of the anti-corruption program. The level of corporate anti-corruption disclosure of the Novo Mercado segment, according to the proposed metric, was 44%, a modest or low result. The research presents evidences that suggest the need for normalization of the anticorruption evidence; the obligation to inform would bring greater accountability to these companies.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2016.
URI: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175076
Date: 2016


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